WebView do sistema Android: o que é e para que ele serve?

1 min de leitura
Imagem de: WebView do sistema Android: o que é e para que ele serve?
Imagem: Google
Avatar do autor

O Android tem uma série de ferramentas desenvolvidas pela própria Google que não atuam de forma direta nos dispositivos móveis, mas ficam nos bastidores executando funções que permitem um melhor uso do sistema operacional móvel.

Uma delas é o WebView, um recurso que é bastante útil para a sua navegação e que aprimora as possibilidades de aplicativos. Entretanto, ele também pode despertar a fúria do usuário caso apresente erros no funcionamento.

Para que serve o WebView?

O WebView é uma ferramenta que permite a exibição de conteúdos web dentro de aplicativos. Esse é um recurso personalizado que entrega da melhor forma possível o conteúdo de uma página ou serviço no Android, sem alterar a experiência de navegação.

Isso significa que é possível carregar elementos de uma página embutidos na própria interface da ferramenta, sem precisar direcionar o usuário para o browser ou alterar radicalmente a interface.

O WebKit carrega páginas da web dentro de um app.O WebKit carrega páginas da web dentro de um app.Fonte:  Android Developers 

Desenvolvedores utilizam o WebView como essa "emulação" de um navegador simplificado e confiável, com diversos exemplos famosos de quem utiliza essa alternativa.

Redes sociais como o Instagram e ferramentas de feeds de notícias ou podcasts, por exemplo, utilizam o WebView para carregar páginas e exibir o conteúdo no próprio aplicativo.

Posso desinstalar o WebView?

Por ser responsável pelo funcionamento correto de aplicativos que possuem integração com conteúdos online, o WebView do sistema Android é um recurso importante e que deve ser mantido ativado, além de atualizado com frequência.

Entretanto, ele pode gerar também alguns problemas: a recente falha que causou travamento em aplicativos do Android de várias fabricantes possivelmente foi causado por alguma incompatibilidade no WebView.

O WebView na Google Play Store.O WebView na Google Play Store.Fonte:  Google Play Store 

Nem todos os smartphones com Android utilizam o WebView de forma ativa: cada fabricante parceira escolhe se deseja adotar a ferramenta ou carregar o conteúdo de aplicativos a partir do próprio Google Chrome, que é o navegador padrão do sistema.

WebView do sistema Android: o que é e para que ele serve?