Atualização do Windows 10 causa 'tela azul' ao usar a impressora

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 10 causa 'tela azul' ao usar a impressora
Imagem: Bleeping Computer

Uma nova atualização do Windows 10 foi liberada e um grupo de usuários descobriu da pior maneira possível que ela provoca alguns erros no sistema operacional. Desta vez, a falha está relacionada ao uso de impressoras conectadas ao computador.

Segundo o site Bleeping Computer, o bug apareceu a partir das atualizações KB5000802 e KB5000808, enviadas a partir da última terça-feira (11) pela Microsoft. Após instalar as versões e tentar enviar um documento para impressão via compartilhamento do Windows Server, o usuário se depara com a famosa "Tela Azul da Morte".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O erro foi detectado em várias fabricantes de impressoras, como Kyocera, Ricoh e Dymo, entre outras. A mensagem que surge na tela indica um erro "APC_INDEX_MISMATCH no win32kfull.sys".

Como arrumar?

A Microsoft já reconheceu a presença do erro e removeu a atualização KB5000802 da fila de downloads automáticos do sistema. Entretanto, o Bleeping Computer suspeita que a falha pode ser uma incompatibilidade gerada por outro pacote, uma atualização de segurança enviada ainda em fevereiro pela empresa.

Por enquanto, não há um método infalível para escapar do bug no Windows 10 sem prejudicar o sistema. Alguns usuários conseguiram burlar a mensagem ao atualizar o driver da impressora, caso uma nova versão esteja disponível, mas isso não funciona em todos os casos.

Outra solução é desinstalar as atualizações KB5000802 e/ou KB5000808 — o que não é recomendável, já que elas trazem também correções de bugs e mecanismos de segurança para o Windows 10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.