Google TV lança modo básico para deixar smart TV menos smart

1 min de leitura
Imagem de: Google TV lança modo básico para deixar smart TV menos smart
Imagem: 9to5Google/Reprodução

Com o objetivo de tornar seu sistema mais acessível, a Google TV implementou um novo modo: o Basic TV. Conforme informações divulgadas pelo 9to5Google, a opção elimina todos os recursos inteligentes presentes no modo normal. A novidade, inicialmente construída no software Android TV, estreou no novo Chromecast. Essa construção gera algumas limitações, mas a expectativa é que o serviço seja expandido para os modelos da TCL e Sony através de um software integrado.

Segundo a fonte, o novo modo removerá aplicativos do sistema operacional, recomendações de conteúdo, bem como o suporte do Google Assistente. É possível retornar ao modo normal a qualquer momento, mas a ativação do Basic TV somente poderá ser feita através das configurações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que implementar um modo básico?

a  9to5Google/Divulgação 

Você pode estar se perguntando qual seria a vantagem (ou até mesmo a utilidade) de ter um modo básico à disposição. Muitos usuários utilizam set-top boxes da Apple, Amazon e outras fabricantes para acessar conteúdos streaming. Nesse caso, uma interface "duplicada" na TV apenas atrapalha.

Isso é útil quando desenvolvedores interrompem o suporte ao software e aplicativos de suas TVs. Afinal, alguns usuários não consideram que isso seja motivo suficiente para comprarem um equipamento mais moderno. No entanto, a presença dos recursos inteligentes desatualizados pode afetar o desempenho da televisão.

Por fim, ainda há aqueles usuários que, cientes do vasto histórico de coleta de dados das TVs smart, preferem simplesmente proteger a sua privacidade.

Interface ainda é um mistério

a  9to5Google/Reprodução 

Embora a Google já tenha revelado um pouco de como será o Basic TV, a interface final ainda é incerta e os especialistas do 9to5Google não puderam realizar os testes necessários pela ausência dos hardwares necessários. Esse, contudo, não é o único ponto de interrogação: também não se sabe como será a coleta de dados nesse novo modo. Agora, resta apenas aguardar novas informações da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.