Spotify quer usar voz do usuário para sugerir músicas e anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Spotify quer usar voz do usuário para sugerir músicas e anúncios
Imagem: Spotify

O Spotify registrou uma nova tecnologia recentemente para aprimorar o sistema de sugestões da plataforma, mas de uma forma que pode não agradar todos os usuários. A patente descreve uma ferramenta que monitora a voz do ouvinte para oferecer músicas e anúncios direcionados.

A empresa fez o pedido de registro da patente em 2018, mas só obteve a aprovação na metade de janeiro deste ano. O objetivo da tecnologia é identificar o gosto musical do usuário por meio de "sinais de áudio."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A patente ainda não está sendo utilizada pelo SpotifyA patente ainda não está sendo utilizada pelo SpotifyFonte:  9to5Google 

O sistema registrado pelo Spotify consegue reconhecer sons do ambiente e o tom da voz do usuário. Utilizando os "metadados", a plataforma consegue descobrir se o ouvinte está triste ou feliz, sozinho ou acompanhado, e indica conteúdos dependendo da situação.

Mais possibilidades

Atualmente, o sistema de indicações do Spotify é baseado em decisões do usuário. Se você ouve determinado artista ou gênero musical, a plataforma te oferece mais conteúdos similares.

Com a nova tecnologia, a empresa tem mais oportunidades para explorar durante a sugestão de conteúdos. Se o usuário está triste, por exemplo, o aplicativo pode tentar enviar playlists animadas para melhorar o humor do ouvinte.

A parte preocupante é que o sistema monitora de maneira constante a voz do usuário e também pode ser utilizado para o direcionamento de propagandas. Com isso em mente, a tecnologia pode gerar preocupações e até problemas legais relacionados à privacidade.

De qualquer forma, a nova patente ainda só está no papel e o Spotify não está utilizando a tecnologia em seus serviços. Como tudo que temos até agora é apenas um registro, ainda não é possível confirmar quando ou se a novidade será implementada na plataforma de streaming de música.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.