3 dicas simples para deixar o seu computador mais rápido e potente

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 3 dicas simples para deixar o seu computador mais rápido e potente
Imagem: Pexels

Foi-se o tempo em que você ficava feliz porque o seu computador tinha respostas imediatas? Já não há mais como culpar seu navegador pela lentidão de carregamento de sites e afins, uma vez que até mesmo ao abrir o editor de textos demanda-se uma boa dose de paciência e meditação? Bem, é hora de tomar medidas drásticas que rapidamente podem devolver parte da "glória" do passado. Veja 3 dicas para deixar o seu PC mais rápido.

Antes dos conselhos propriamente ditos, considere a possibilidade de não haver muito o que fazer pelo seu companheiro de diversão, estudo e trabalho; logo, pode ser que tenha chegado o momento de "quebrar o cofrinho" para substituí-lo.

Por exemplo, se a sua placa-mãe não oferece suporte a processadores mais avançados, como os da 11ª geração Intel® Core™, à medida que forem surgindo novos programas — incluindo sistemas corporativos voltados ao home office —, mais difícil ficará de acompanhar um desempenho adequado que garanta entregas sem atrasos.

Isso que nem entramos no quesito de processamento gráfico, executado por componentes dedicados — a exemplo do Intel® Iris® Xe MAX Graphics. Imagine todo o restante.

Em outras palavras, ainda que diversas trocas pontuais possam fazer a diferença no dia a dia, em algum momento o potencial das novidades instaladas será limitado por tecnologias ultrapassadas. Tendo isso em mente, confira a seguir o que fazer em caso de travamentos ou engasgos. Se nada funcionar, é hora de trocar.

Seu sorriso pode voltar com algumas ações simples.Seu sorriso pode voltar com algumas ações simples.Fonte:  Pexels 

1. Vamos reiniciar?

Se até você precisa de uma pausa para tomar um ar entre uma videoconferência e outra, não pense que o seu PC dispensa esse cuidado. Dependendo de como está a performance de sua máquina, considere fazer isso durante o expediente. Afinal, nem todos os programas corporativos são otimizados para garantir a fluidez das ações cotidianas, então nada melhor que deixar tudo como se tivesse acabado de "acordar".

Aliás, para impulsionar o bom andamento, enquanto estiver ocupado com trabalho e estudos, procure abrir apenas os aplicativos necessários e, por que não, desabilitar a inicialização automática de outros. Quanto menos programas executar, mais rápido o computador ficará.

2. Vamos atualizar?

É natural que softwares contenham diversos tipos de erros relacionados a seus desempenhos, e atualizações corrigem tais problemas, além de adicionarem funcionalidades e aumentarem o nível de segurança das soluções. Por isso, não ignore alertas e, sempre que possível, instale as últimas versões disponíveis.

Não se esqueça de sempre dar uma olhada no espaço do disco de seu computador. Para facilitar a tarefa, por exemplo, dispositivos com Windows 10 possuem o Sensor de Armazenamento, que permite a exclusão automática de arquivos desnecessários ou temporários.

3. Vamos vigiar?

Ataques virtuais podem ser mais sutis que uma série de abas de conteúdos duvidosos tomando conta de sua tela. Portanto, escolha um antivírus confiável e verifique com frequência se a sua máquina não está infectada. Muitas dessas ameaças, inclusive, são capazes de controlar parte do processamento e direcioná-lo a tarefas obscuras.

Portanto, na melhor das hipóteses, isso significa que mesmo com os seus dados (ainda) intactos, seu PC pode estar sendo utilizado por terceiros e dividindo a "atenção" que dedica a você com outros. Resultado? Lentidão e mais lentidão.

Dicas tão fáceis que qualquer um pode aplicar.Dicas tão fáceis que qualquer um pode aplicar.Fonte:  Pexels 

É hora de dar tchau!

Completou os passos acima e nada adiantou? Bem, sentimos informar que a despedida é o caminho mais indicado. Entretanto, não ache que o lixo é o único destino do equipamento que esteve a seu lado por tanto tempo. Instituições de diversos tipos podem fazer bom uso do seu computador; afinal, não é porque ele não atende mais às suas necessidades que não pode atender às de outros.

Depois de definir o seu destino, conheça os componentes oferecidos pela Intel, que vão desde processadores a SSDs de alta performance e por aí vai. Assim, você garante mais uma jornada intensa ao lado da tecnologia e o desempenho de que precisa para criar um parágrafo em um documento de texto sem nem ver a ação acontecer. No que isso se traduz? Piscou, funcionou. É assim que deve ser. Não é?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.