Netflix vai deixar a voz dos personagens mais clara no Android

1 min de leitura
Imagem de: Netflix vai deixar a voz dos personagens mais clara no Android
Imagem: Android Authority

A Netflix continua aprimorando sua plataforma de streaming em dispositivos móveis. Recentemente, a companhia começou a liberar o novo codec xHE-AAC para smartphones e tablets com Android 9.0 ou superior.

A novidade promete trazer "áudio de estúdio" para a plataforma, já que consegue otimizar a qualidade dependendo da conexão de internet utilizada para o streaming. O codec também promete corrigir um problema bastante comum durante o consumo de conteúdo: a diferença de volume entre o som das vozes e dos efeitos sonoros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo codec está disponível para celulares com Android 9.0 ou superior.O novo codec está disponível para celulares com Android 9.0 ou superior.Fonte:  Android Authority 

Segundo a Netflix, além de melhorar a qualidade de som, a tecnologia reconhece com mais profundidade os níveis de som e garante um melhor equilíbrio durante a exibição de filmes e séries.

Equilíbrio de som

Em seu blog, a empresa explica que cada produção acaba priorizando certas partes do áudio na mixagem sonora. No caso de filmes de ação, por exemplo, os efeitos especiais costumam ser mais altos que os diálogos, enquanto séries de drama e novelas possuem falas mais ressaltadas.

O novo codec da Netflix equilibra o nível de volume dos diálogos automaticamente.O novo codec da Netflix equilibra o nível de volume dos diálogos automaticamente.Fonte:  Netflix 

A diferença de som entre as produções normalmente incomoda os usuários durante o consumo de diversos conteúdos em sequência, segundo a empresa. Afinal, para ouvir os diálogos de um filme de ação após ver uma novela, é necessário aumentar o volume, mas sem exagerar, pois as explosões são bastante barulhentas.

Utilizando técnicas de controle de volume e compressão de alcance (DRC), o novo codec da Netflix consegue equilibrar automaticamente os níveis de áudio para melhorar a reprodução nos dispositivos móveis. Assim, todos os diálogos são reproduzidos na mesma faixa de decibéis, garantindo uma experiência mais confortável ao utilizar o streaming no celular.

Barulho de fundo

A ferramenta da Netflix detecta sons de fundo e aprimora a reprodução de áudio.A ferramenta da Netflix detecta sons de fundo e aprimora a reprodução de áudio.Fonte:  Netflix 

A nova tecnologia também leva em conta uma realidade bastante comum nos smartphones: os barulhos de fundo. A empresa explica que nem todos os usuários da Netflix assistem conteúdos em dispositivos móveis com fones de ouvido e sons do ambiente podem atrapalhar o consumo de áudio.

Segundo a companhia, a compressão de alcance dinâmico consegue melhorar a reprodução até mesmo de barulhos secundários em dispositivos móveis com hardware de áudio limitado. Assim, quando o usuário estiver em um ambiente lotado ou barulhento, o aplicativo vai equilibrar o áudio para garantir que as principais partes da obra fiquem audíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.