6 projetos de código aberto da IBM que mudaram a indústria em 2020

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 projetos de código aberto da IBM que mudaram a indústria em 2020
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por: Todd Moore

Publicado em: 3 de dezembro de 2020

O ano de 2020 foi agitado para o código aberto na IBM. Embora tenhamos lançado uma série de novidades neste ano, todas com alto potencial, eu gostaria de destacar 6 novos projetos que, na minha opinião, podem revolucionar setores e tornar a vida mais fácil para desenvolvedores e usuários de tecnologia.

Fully Homomorphic Encryption Toolkits: criptografe dados em aplicativos Mac e iOS durante o uso

Desenvolver segurança na estrutura de seus aplicativos não requer mais que você seja um especialista em criptografia. O software livre Fully Homomorphic Encryption Toolkits da IBM fornece configurações de código e ambiente de desenvolvimento que profissionais podem utilizar para calcular dados criptografados e criar segurança na lógica de negócios de seus aplicativos. No momento, esta ferramenta está disponível para Mac e iOS. Os kits de ferramentas sintetizam 11 anos de pesquisa de criptografia de alto nível em uma experiência de desenvolvedor inicial simplificada que qualquer profissional pode acessar e usar.

Elyra: estenda a IU do JupyterLab a fim de desenvolver modelos de IA

Quer você esteja apenas começando na ciência de dados ou seja um profissional experiente da área, provavelmente está usando o IDE do JupyterLab para criar modelos de dados e IA. Lançamos o Elyra AI Toolkit, um conjunto de extensões centradas em IA de código aberto para o JupyterLab, para simplificar tarefas. O Elyra oferece suporte para pipelines de fluxo de trabalho de machine learning, controle de versão Git, snippets de código e muito mais.

Equal Access Toolkit: acessibilidade em mente desde o início do desenvolvimento

Desenvolver acessibilidade em seu site e em seus aplicativos é extremamente importante para 1 em cada 4 adultos com deficiência que utilizam sua tecnologia. Nossos Equal Access Toolkit e Checker de código aberto oferecem aos desenvolvedores e testadores ferramentas que eles podem usar para incorporar a acessibilidade diretamente em seus fluxos de trabalho. O projeto fornece uma orientação clara sobre o que é necessário em cada estágio de desenvolvimento, um detalhamento priorizado dos requisitos de acessibilidade em cada etapa, automação de teste, verificação de acessibilidade baseada em navegador e ajuda integrada que apoia o aprendizado exato das informações corretas no momento certo.

Open Horizon: habilite o gerenciamento autônomo e simultâneo de mais de 10.000 dispositivos de edge

Edge computing traz a computação e o armazenamento de dados para mais perto de onde os dados são criados por pessoas, lugares e coisas. O projeto Open Horizon da IBM simplifica o trabalho de obter os aplicativos certos e machine learning nos dispositivos de computação mais adequados e mantém esses aplicativos em execução e atualizados. Com o Open Horizon, você é capaz de adicionar novos recursos a um dispositivo de finalidade única, permitir que seu produto utilize outros serviços (próximos e baseados na cloud) a fim de aprimorar seus recursos existentes, automatizar o gerenciamento hands-free (mãos livres, em português) do ciclo de vida da carga de trabalho no aparelho e implantar aplicativos automaticamente em todos os itens nos quais as políticas são correspondentes e um acordo é negociado – até 10.000 deles por um único administrador. A IBM contribuiu com a Open Horizon para a LF Edge Foundation com o objetivo de garantir que o crescimento do projeto seja estimulado por um ecossistema diversificado e colaborativo.

Qiskit: recursos quânticos aumentam com a computação quântica híbrida em mente

Embora o Qiskit não seja novo, adicionamos novos recursos neste ano para melhorar seu compilador, além de atualizações que permitem aos usuários construírem circuitos quânticos mais ricos e avançados para rodarem suas soluções em nossos simuladores, bem como em nosso hardware quântico. A Qiskit continua lançando funcionalidades de alto nível que permitirão aos usuários a exploração de aplicações potenciais para dispositivos quânticos conforme avançamos em direção a um modelo híbrido sem atrito de computação quântica na cloud. Isso inclui novos módulos de otimização e química com outros módulos em andamento.

Projetos espaciais: utilizando modelos de machine learning e contêineres para lidar com lixo espacial e problemas de comunicação

Embora a tecnologia de código aberto impulsione grande parte dos sistemas do mundo, novos projetos agora estão se estendendo ao espaço sideral. O projeto IBM Space Tech lançou recentemente dois novos projetos de código aberto que resolvem problemas comuns enfrentados por exploradores espaciais. O projeto Space Situational Awareness (SSA) ajuda a determinar a trajetória do lixo espacial utilizando modelos de machine learning. O projeto Kubesat é uma estrutura cognitiva autônoma que ajuda conjuntos de satélites a se comunicarem com mais eficiência.

Fique ligado para mais inovação

Com o desenvolvimento de código aberto no cerne do que fazemos na IBM, é justo dizer que as inovações dos nossos desenvolvedores no próximo ano serão extremamente transformadoras.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.