Conheça os 6 melhores editores de vídeos para usar em 2021

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Conheça os 6 melhores editores de vídeos para usar em 2021
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Não tem nada mais chato do que aquele momento em que você vai assistir a um vídeo, mas o formato não é compatível com o seu reprodutor no computador ou dispositivo, não é mesmo? Para resolver o problema, existem inúmeros softawes e aplicativos para computador ou celular que convertem arquivos de áudio, vídeo, foto ou documentos. Muitos deles têm até mesmo outras opções como a possibilidade de adicionar filtros nas imagens.

Selecionamos e montamos cuidadosamente uma lista de seis softwares de conversão de vídeo que você pode obter neste momento. A maioria é gratuita para uso no Windows 10/8/7, macOS, Linux ou na web.

1. VideoProc

Sistema operacional: Windows e macOS

Conversor VideoProcConversor VideoProc

O VideoProc é um ótimo software conversor de vídeo para Windows 10/8/7 e todas as versões recentes de computadores macOS. É capaz de converter qualquer um dos mais de 370 formatos de mídia de acordo com a sua preferência em relação a cerca de 420 formatos de saída. Ou seja, você pode utilizá-lo para converter MKV para MP4, MOV para MP4/MPEG, YouTube para WAV, MP4 para MP3, MP4 para AVI/WMV, H264 para H265 e até DVDs para digital com apenas um clique.

Graças ao suporte de aceleração de GPU de nível 3, hyper-threading, tecnologia AMD "3DNow" e a capacidade de alternar de forma inteligente entre compressão All-I (intraframe) e IPB (interframe) durante a conversão, o VideoProc é o epítome de velocidade rápida e baixa ocupação da CPU. Não se preocupe com a perda de qualidade se estiver utilizando o conversor de vídeo VideoProc. Ele aplica o mais recente codec de alta entropia x265, que permite reter 99% da qualidade da imagem original enquanto compacta 90% do tamanho. Assim, as pessoas que desejam converter vídeo para liberar espaço também se beneficiarão muito com este conversor.

Baixe o VideoProc

2. HandBrake

Sistema operacional: Windows, macOS e Linux

Conversor HandBrakeConversor HandBrake

Um conversor de vídeo gratuito disponível atualmente é o HandBrake. Este é um programa profissional que pode produzir vídeos de vários formatos (MP4, MKV, AVI, TS, M2TS), bem como digitalizar Blu-ray e DVDs para os formatos MKV, MP4 e Webm. Fornece aos iniciantes predefinições para conversão rápida, mas ainda vem com inúmeras opções para usuários avançados personalizarem a taxa de bits do vídeo, a taxa de quadros, a resolução e outras propriedades.

O suporte da codificação moderna de GPU é uma grande vantagem, pois pode acelerar todo o processo de conversão na velocidade duas a três vezes mais rápida do que a reprodução em tempo real. E a codificação x265 adotada permite que o HandBrake gere vídeos de alta qualidade sem ocupar grande espaço de armazenamento. É um conversor de vídeo multiplataforma e de código aberto, o que significa que você pode utilizar o HandBrake no Windows, Mac e Lux e obter acesso a todos os recursos incríveis sem ter que pagar por ele.

Baixar o HandBrake

3. VLC Media Player

Sistema operacional: Windows, macOS e Linux

VLC Media PlayerVLC Media Player

Você sabia que talvez já tenha um conversor de vídeo gratuito e de qualidade instalado em seu computador? Seu nome é VLC Media Player. A maioria de nós conhece este programa como um reprodutor de mídia gratuito desenvolvido pela VideoLan, capaz de reproduzir uma variedade de mídias, incluindo alguns vídeos que são irreconhecíveis em outros reprodutores. Mas poucos sabem que o VLC é um conversor de vídeo versátil que pode converter lotes em HEVC, VC-D, VP3/VP5/VP6/VP8, WMV, DVD, MPEG-1/2 e uma imensidão de codecs, independentemente dos formatos de contêiner.

No entanto, como o VLC é principalmente um software reprodutor de mídia que funciona como um conversor funcional, em comparação com os conversores profissionais, o VLC possui suporte de formato de saída e predefinições limitados.

Baixe o VLC Media Player

4. Adobe Media Encoder

Sistema operacional: Windows e macOS

Adobe Media EncoderAdobe Media Encoder

O Adobe Media Encoder é um conversor de vídeo pago de alta qualidade. É capaz de converter quase todos os codecs de vídeo existentes, então não há preocupação em relação a eles ao utilizar este conversor para transcodificar ou remixar arquivos de vídeo. Além disso, permite o link dinâmico com produtos da série Adobe. Isso é extremamente conveniente para especialistas em edição que precisam aperfeiçoar um grande número de vídeos que vêm em codecs diferentes.

Pessoas que trabalharam com Adobe Premiere Pro, Adobe Photoshop ou outras ferramentas da grande família Adobe não devem ter problemas para dominar o Adobe Media Encoder. No entanto, é muito provável que seja um longo processo de tentativa e erro para iniciantes aprenderem todos os seus recursos adicionais, sendo necessário um mergulho de cabeça nas terminologias obscuras do codec antes de converterem o primeiro vídeo com sucesso. O Adobe Media Encoder não é para qualquer computador, pois funciona apenas em máquinas robustas e utiliza grande memória e CPU para todo o processo de decodificação e codificação e, portanto, pode deixar seus outros processos paralisados.

Baixe o Adobe Media Encoder

5. Freemake Video Converter

Sistema operacional: Windows

Conversor Freemake VideoConversor Freemake Video

O Freemake Video Converter é um programa transcodificador de vídeo para iniciantes e que roda no Windows. Possui uma interface bem otimizada que torna todos os recursos de conversão necessários visíveis para seus usuários. Com o Freemake Video Converter, você pode copiar DVD para MP4, transformar vídeos de mais de 40 codecs diferentes em outro formato para torná-lo compatível com iPod, iPad, Nokia, BlackBerry, Xbox, Sony, etc. E todo o processo pode ser extremamente fácil de ser realizado com os presets de dispositivo prontos.

Vale ressaltar que o Freemake Video Converter não suporta vídeos 4K UHD, que agora estão em toda parte. Se você pretende converter um vídeo 4K para outro formato por meio do Freemake Video Converter, terá que sacrificar as resoluções, pois a maior resolução que o Freemake Video Converter pode exportar é 2160 x 2160p.

Baixe o conversor de vídeo Freemake

6. MPEG Streamclip

Sistema operacional: Windows e macOS

Conversor MPEG StreamclipConversor MPEG Streamclip

O MPEG Streamclip é um dos conversores de vídeo mais antigos, o que pode ser percebido pelo estilo de interface dos anos 80, poucas opções de saída e recursos de edição limitados. Ele suporta ripar e converter DVDs. Os formatos mais utilizados, como MOV e MP4, também são suportados por este conversor de vídeo gratuito. No entanto, no quesito formato de saída, os vídeos QuickTime MOV, DV, AV1/DivX e MPEG-4 são as únicas opções a serem escolhidas. Além disso, não há possibilidade de converter vídeos para HEVC, AV1, VP8 ou outros codecs de alta compressão.

Vale ressaltar que o conversor MPEG Streamclip exporta vídeos apenas em formato 16:9 ou 4:3. Os usuários que desejam converter vídeo para postagem em mídias sociais como Facebook e Instagram são aconselhados a escolher outro software do tipo, pois essas plataformas favorecem a mídia quadrada 1:1.

Baixar MPEG Streamclip

Cada programa tem prós e contras no que diz respeito aos formatos de arquivo suportados, qualidade de saída, velocidade de conversão e assim por diante. Qual é o seu conversor de vídeo favorito? Deixe a sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.