Jornada de conhecimento da IBM aprofunda habilidades em programação

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Jornada de conhecimento da IBM aprofunda habilidades em programação
Avatar do autor

Os profissionais da área de programação acabam de ganhar uma nova forma de aprimorar seus conhecimentos. Em parceria com a IBM, o TecMundo desenvolveu uma plataforma que incentiva autoanálise, com direcionamento de conteúdos que ajudam na evolução da carreira e uma jornada de aprendizado.

Batizada de IBM Blue Profile, a plataforma dispõe de um chatbot construído com IBM Watson na IBM Cloud, para auxiliar os desenvolvedores nesse processo. Você sabe definir qual é o seu perfil de programador (back-end, front-end ou full stack)? E qual é a linguagem que você mais usa e com a qual tem mais afinidade? Quais são os conteúdos que podem promover uma evolução na sua carreira?

O IBM Blue Profile tem como um dos objetivos principais trazer a resposta para esses questionamentos. Graças às tecnologias e aos avanços da IBM Cloud, os desenvolvedores contam agora com essa nova e eficiente opção. Isso sem falar na jornada de conhecimento, que auxilia os profissionais a trilharem os seus caminhos rumo ao aperfeiçoamento.

Se você já conhecia a plataforma — há alguns meses ela era chamada de IBM Profile Definer—, saiba que recentemente ela passou por mudanças importantes. Isso com certeza justifica uma nova visita ao IBM Blue Profile, para ver as novidades e descobrir como ela pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira.

A importância do autoconhecimento

Entenda a importância de se autoconhecer.Entenda a importância de se autoconhecer.Fonte:  Shutterstock 

Saber onde você está é muito importante para chegar aonde quer ir — se não definir o ponto de partida, dificilmente conseguirá dar um bom início para a sua jornada. Muitas pessoas fazem isso e colhem frutos que não gostariam; sem praticar o autoconhecimento, acabam aceitando ofertas que não estão alinhadas com as suas aptidões, preferências, habilidades e objetivos.

Por isso, fazer uma autoanálise é essencial para evoluir em qualquer área. Você prefere desenvolver no conforto do seu home office ou estar cercado de colegas de trabalho para interagir mais facilmente com as equipes? Você costuma criar coisas do zero ou prefere resolver problemas em projetos já existentes? Se você nunca se fez essas perguntas, deveria considerar seriamente visitar o IBM Blue Profile.

Outra análise importante a ser feita é sobre o tipo de trabalho realizado no dia a dia. Quais são os problemas que você mais enfrenta na sua rotina?

  • Transformar a experiência da interface em códigos?

  • Criar códigos de alta performance para tudo funcionar direito?

  • Fazer com que os times técnicos estejam sincronizados e com as entregas sendo feitas corretamente?

  • Coletar números e transformar em relatórios para visão gerencial?

  • Criar códigos que interajam com a interface e com o back dos sistemas?

  • Garantir que todos os sistemas estejam rodando 24/7?

Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos desenvolvedores. Saber qual é a situação que você mais vivencia também ajuda na análise para conhecer a si mesmo. Talvez você descubra que uma área específica não é do seu agrado e é na qual você gasta a maior parte do seu tempo. Se esse for o caso, uma guinada na carreira talvez o aproxime mais de se realizar profissionalmente.

Como funciona?

Entenda como o IBM Profile Definer funciona.Entenda como o IBM Profile Definer funciona.Fonte:  Shutterstock 

O IBM Blue Profile tem duas formas de definir o perfil de um programador. A primeira é por meio das atividades no Stack Overflow, uma plataforma de interação entre desenvolvedores na qual muitos tiram dúvidas. Trata-se de uma comunidade que incentiva o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento na área de programação e desenvolvimento.

Analisando esse cadastro, o IBM Blue Profile é capaz de entender quais são os interesses, as aptidões e habilidades de cada desenvolvedor. Com base nisso, um perfil é traçado pontuando esses aspectos para que o profissional possa fazer uma autoanálise e saber se está rumando na direção que deseja.

Mas e se o desenvolvedor não tiver um perfil no Stack Overflow? É aí que entra o chatbot do IBM Blue Profile, que foi criado com o IBM Watson em IBM Cloud. Por meio de uma série de perguntas, o assistente virtual também é capaz de traçar esse perfil, definindo a linguagem mais utilizada, os interesses e que tipo de conteúdo pode ajudar o profissional a dar o próximo passo na carreira.

A jornada de conhecimento

A jornada de conhecimento pode ajudar os programadores a desenvolverem a carreira.A jornada de conhecimento pode ajudar os programadores a desenvolverem a carreira.Fonte:  Shutterstock 

Outra funcionalidade interessante do IBM Blue Profile são as jornadas de conhecimento. Essas trilhas são formuladas com base na análise de dados descrita e ajudam os programadores a desenvolverem a carreira. Seguindo esses passos, o profissional certamente estará mais próximo de atingir os seus objetivos e terá mais chances de progredir no seu trabalho.

As jornadas de conhecimento são divididas em iniciante, intermediário e avançado. À medida que o desenvolvedor percorre a trilha, começando pelo primeiro nível, novas etapas são liberadas, incentivando a progressão. O processo é muito parecido com um jogo em que o personagem precisa evoluir para passar para o próximo nível.

Se você se sente estagnado e não sabe por onde começar a “sair do lugar”, percorrer as jornadas de conhecimento certamente pode ajudar. Além do autoconhecimento e do aprendizado, você estará experimentando de forma prática as ferramentas e as soluções da IBM Cloud.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!