5 carreiras de desenvolvimento que já usam Python

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 carreiras de desenvolvimento que já usam Python

Ao longo das últimas décadas, diversas linguagens de programação foram inventadas, e muitas conquistaram espaço no mercado de desenvolvimento. JavaScript, C++, Swift, Java e C são alguns exemplos que têm figurado no topo das listas das mais utilizadas, mas uma se destaca por sua versatilidade: Python.

Criado em 1991 por Guido van Rossum, o Python não é só uma linguagem de programação poderosa, usada por empresas como Google e NASA, como também é simples e fácil de aprender e já faz parte do dia a dia de diversas carreiras de desenvolvimento.

Confira cinco carreiras do mercado de desenvolvimento que já utilizam Python há algum tempo.

Desenvolvimento web

Desenvolvimento webDesenvolvimento webFonte:  Shutterstock 

Django, Flask, e Pylons são apenas alguns dos frameworks da matriz de desenvolvimento web de Python. Como essas estruturas também são escritas nessa linguagem de programação, são rápidas e tem funcionamento bem estável. Sites gigantescos, como Instagram e Pinterest, foram construídos inteiramente com base em frameworks como esses.

Big Data

Big DataBig DataFonte:  Shutterstock 

Além de lidar com muita facilidade com a manipulação e o processamento de dados, o Python consegue suportar computação paralela, o que torna a linguagem ideal para Big Data. Outro diferencial são as bibliotecas destinadas a esse campo de atuação, como Pydoop, Dask e PySpark, que também são usadas para tratamento de informações.

Inteligência artificial

Inteligência artificialInteligência artificialFonte:  Shutterstock 

Algumas bibliotecas de Python, como Keras e TensorFlow, são capazes de trazer a funcionalidade de aprendizado de máquina para dentro da linguagem de programação. Dessa forma, sistemas construídos com base em Python ganham a capacidade de aprender sem que isso seja explicitamente programado. Há quem acredite que a inteligência artificial seja o próximo passo para o universo de desenvolvimento; se isso for verdade, o Python está preparado para lidar com a tecnologia.

Computação gráfica

Computação gráficaComputação gráficaFonte:  Shutterstock 

Usado para construir aplicativos GUI (Graphical User Interface) e de desktop, o Python também é amplamente utilizado na área de computação gráfica. E isso inclui não somente projetos pequenos e médios mas também aqueles de maior escala e com funcionalidades online. A biblioteca Tkinter, por exemplo, é uma maneira rápida e fácil de criar aplicativos.

Ciência de dados

Ciência de dadosCiência de dadosFonte:  Shutterstock 

Durante anos, acadêmicos e pesquisadores usaram a linguagem MATLAB para pesquisa científica, porém, com a chegada do Python e de seus mecanismos numéricos, como Numpy e Pandas, tudo começou a mudar. É por isso que hoje essa linguagem de programação é a preferida de muitos cientistas de dados.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.