Bug que faz Windows 10 esquecer senhas salvas é confirmado

1 min de leitura
Imagem de: Bug que faz Windows 10 esquecer senhas salvas é confirmado

Microsoft confirmou que uma atualização do Windows 10 trouxe um bug para o gerenciamento de senhas do sistema operacional. A falha não traz perigos de segurança para o usuário, mas faz o SO esquecer as senhas salvas em aplicativos.

Segundo o Windows Latest, o problema está ocorrendo há meses e afeta algumas builds do Windows 10, incluindo PCs com a versão 19041.173 ou superior. A falha evita que o sistema salve as senhas nos aplicativos, o que obriga o usuário a inserir as chaves toda vez que inicia o computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Microsoft ainda não anunciou uma solução definitiva para o problemaA Microsoft ainda não anunciou uma solução definitiva para o problemaFonte:  Microsoft 

Segundo alguns relatos, além de afetar softwares como OneDrive e Outlook, o problema também chegou a causar falhas nos cookies de navegadores. Assim, até mesmo browsers como Chrome e Edge podiam ser afetados pelo bug.

Como consertar o problema

Para quem está sofrendo com o bug, a Microsoft revelou uma medida temporária para resolver o problema. Se o Windows 10 do seu computador está esquecendo as senhas, abra o Windows PowerShell como administrador e insira o seguinte comando:

Get-ScheduledTask | foreach { If (([xml](Export-ScheduledTask -TaskName $_.TaskName -TaskPath $_.TaskPath)).GetElementsByTagName("LogonType").'#text' -eq "S4U") { $_.TaskName } }

Se alguma tarefa for listada após o comando ser inserido, é necessário abrir o aplicativo Agendador de Tarefas para desabilitá-la. Para isso, lance o programa, busque o comando com o mesmo nome que apareceu no PowerShell e desative usando o menu que aparece ao clicar com o botão direito do mouse.

Segundo a Microsoft, o último passo pode ser necessário para usuários de computadores da HP. Os PCs e notebooks da marca possuem um programa utilitário que teria gerado incompatibilidades com o sistema.

Mais detalhes podem ser vistos no site oficial de ajuda da Microsoft. Até o momento, a companhia não anunciou uma solução definitiva para o problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.