4 aplicações da tecnologia de Visual Recognition

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 4 aplicações da tecnologia de Visual Recognition
Avatar do autor

Equipe TecMundo

@tec_mundo

Se você costuma usar redes sociais, como o Facebook e o Instagram, já deve ter percebido que, ao postar uma foto na plataforma, muitos rostos acabam sendo reconhecidos automaticamente. Muito embora isso pareça algo surpreendente (e, em certo sentido, é), estamos simplesmente falando de uma forma de aplicação da tecnologia de Visual Recognition.

Visual Recognition (reconhecimento visual, em tradução livre) é uma técnica por meio da qual sistemas são capazes de identificar padrões com base em regras preestabelecidas e fazer certos tipos de julgamento. O nome também faz referência a uma tecnologia da IBM, o Watson Visual Recognition, que trabalha com o reconhecimento visual em vários aspectos.

E como essa tecnologia funciona?

Para entendê-la bem, nada melhor do que conhecer algumas aplicações do Visual Recognition e aprender na prática como essa tecnologia funciona.

Organização automática de fotos

IBMOrganização automática de fotos. (Fonte: Shutterstock)

Uma das maiores dificuldades das pessoas que gostam de registrar tudo por meio de fotos é organizá-las posteriormente. Com a chegada de smartphones, a facilidade de capturar qualquer momento é ainda maior. Isso ganhou proporções ainda maiores, porém a dificuldade de organização praticamente deixou de existir graças aos sistemas de Visual Recognition.

Por meio de um sistema de reconhecimento inteligente, os serviços de armazenamento de fotografia, como o Google Fotos, conseguem agrupar imagens tiradas em um mesmo lugar, e1m um mesmo período e até de pessoas específicas. Dessa forma, é muito mais fácil montar um álbum com as fotos pré-selecionadas e organizadas.

Carros autônomos

IBMCarros autônomos. (Fonte: Shutterstock) 

A ideia de um carro autônomo é muito boa, mas ela esbarra na questão de segurança. Afinal, ainda não estamos no nível de deixar um carro controlado automaticamente por inteligência artificial andar sozinho pelas cidades – mas estamos quase lá! Para alcançarmos esse objetivo, é preciso investir ainda mais nos sistemas de Visual Recognition para permitir aos carros que sejam cada vez mais inteligentes e capazes de trafegar com segurança em ruas movimentadas e cheias (com pedestres, ciclistas e muitos outros fatores relacionados ao trânsito).

Pesquisa de produtos

IBMPesquisa de produtos (Fonte: Imagga)

Hoje, para fazer uma busca na internet, é preciso inserir um texto que descreva aquilo que você está procurando. E se fosse possível enviar uma imagem como parâmetro para a pesquisa? Hoje já é possível fazer isso, mas o sistema ainda precisa evoluir muito. Gostou de um modelo específico de tênis, bolsa ou qualquer outro tipo de produto? Tire uma foto e faça uma pesquisa por meio da imagem obtida.

Segurança residencial

IBMSegurança residencial. (Fonte: Shutterstock)

A segurança sempre é um assunto sério e não dá para brincar quando esse é o tema. É por isso que os sistemas de reconhecimento visual também trabalham para ajudar nessa área. Em se tratando de segurança residencial, há sistemas de câmeras que são capazes de identificar rostos desconhecidos dentro de casa, começar a gravar e até avisar os donos da residência – e, em alguns casos, chamar a polícia. Tudo isso graças a um sistema de Visual Recognition.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

4 aplicações da tecnologia de Visual Recognition