Utilize o Mongoose e o MongoDB para fornecer dados de aplicações

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Utilize o Mongoose e o MongoDB para fornecer dados de aplicações
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por: Anthony Amanse

Atualizado em: 8 de abril de 2018 | Publicado em: 16 de março de 2018

Obtenha o código

Veja a demonstração

Resumo

Trabalhar com dados do MongoDB pode ser demorado e exaustivo, com a exigência de que você escreva validações extensivas e lógicas de negócios. O Mongoose, uma biblioteca de modelagem de dados de objeto, facilita o gerenciamento de relacionamentos de dados e fornece validação de esquema para objetos do MongoDB. Neste padrão de código, você aprenderá como utilizar o Mongoose para se conectar ao seu banco de dados do MongoDB para que possa ler e atualizar documentos.

Descrição

O Mongoose fornece uma maneira fácil de modelar seus dados com o MongoDB. Ele se conecta a um banco de dados do MongoDB a fim de que você possa configurar sua aplicação Node.js para criar, ler, atualizar ou excluir documentos no banco de dados. A estrutura Express ajuda a criar APIs RESTful de forma rápida e fácil para as suas operações de banco de dados.

Este padrão de código mostra como configurar convenientemente uma aplicação de servidor de mapa a fim de utilizar um banco de dados para armazenamento de dados. A aplicação será implantada em uma plataforma Kubernetes.

Esse padrão faz parte de uma aplicação maior. Essa aplicação é um servidor de mapas na qual dados como estandes, eventos e beacons (para gerar um mapa de calor do evento) são armazenados. O servidor de mapas será usado como back end para um painel voltado para o usuário. O painel, usando os dados das APIs configuradas de nosso servidor, vai visualizar esses dados e mostrar um mapa ou uma planta baixa aos usuários. Este servidor de mapa também será utilizado para gerar um mapa interno em uma aplicação iOS.

Ao concluir este padrão de código, você entenderá como:

  • Implementar o Mongoose com NodeJS
  • Criar APIs RESTful com operações de banco de dados

Se você está pronto para aproveitar a flexibilidade e a conveniência do Mongoose em suas aplicações, este é o seu ponto de partida.

Fluxo

IBM

  1. O usuário configura um banco de dados do MongoDB. O Compose para MongoDB é utilizado neste padrão.

  2. O usuário adiciona dados fictícios que correspondem ao esquema dos modelos definidos na aplicação.

  3. O usuário, em seguida, interage com a aplicação implantada por meio de suas APIs. A pessoa pode visualizar um mapa interno em formato SVG ou PDF.

Instruções

Você encontrará as etapas detalhadas para este padrão no arquivo README. Essas etapas mostrarão como:

  1. Clonar o repo;

  2. Criar o serviço Compose para o MongoDB com a IBM Cloud;

  3. Construir suas imagens;

  4. Configurar os arquivos de implantação;

  5. Implantar a aplicação;

  6. Gerar dados fictícios;

  7. Executar solicitações de API.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.