Como posso corrigir funções sem servidor?

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como posso corrigir funções sem servidor?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A depuração de aplicativos sem servidor na produção pode ser difícil, já que, neste caso, não há acesso ao ambiente de tempo de execução e à infraestrutura que está executando seu código. Tendo isso em vista, existem algumas ferramentas úteis disponíveis na atualidade e, provavelmente, mais a caminho, pois o espaço continua em amadurecimento:

Logs

Os registros gravados em stdout e stderr são enviados para a plataforma, e, geralmente, há uma integração de serviço de registro que os coleta para você. Por exemplo, o IBM Cloud Functions suporta o IBM Log Analysis com serviço LogDNA, que coleta esses logs e permite que você os utilize a fim de ajudar a corrigir problemas.

Métricas

Você pode estar interessado em saber informações como status de invocação, quaisquer erros na invocação, horários de início e término de suas ações e horários de cold start de suas ações. Esses tipos de métricas de alto nível, em geral, são integrados de modo automático à sua plataforma sem servidor. A maioria dos provedores de cloud envia esses dados de métrica para um serviço de monitoramento, no qual você é capaz de configurar painéis para o monitoramento de suas ações. O IBM Cloud Functions envia métricas ao IBM Cloud Monitoring e pode ser visualizado por meio do Grafana. O Grafana permite que você configure painéis, crie alertas com base em valores de eventos de métricas e muito mais.

Você também pode desejar fazer correções durante o processo de desenvolvimento. Recentemente, a ferramenta wskdebug foi apresentada à comunidade Apache OpenWhisk. Ela suporta depuração completa de ações, recarregamento automático de código, invocação automática de ações em alterações de código e muito mais. No momento, oferece suporte a ações Node.js prontas para uso, mas outras linguagens também podem ser configuradas por meio da linha de comando.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.