Chrome OS recebe aplicativos do Windows por meio de virtualização

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS recebe aplicativos do Windows por meio de virtualização

Chrome OS agora consegue rodar aplicativos do Windows utilizando virtualização. Em parceria com a empresa Parallels, a Google liberou uma ferramenta que roda uma versão do sistema operacional da Microsoft dentro dos Chromebooks para conseguir utilizar softwares compatíveis com o SO.

Chamada de Parallels Desktop for Chromebook Enterprise, a solução permite que o usuário utilize o Windows 10 ao mesmo tempo que o sistema da Google. Assim, é possível abrir softwares como o pacote Office dentro da máquina virtual e também aproveitar as soluções do Chrome OS, como apps do Android.

O Parallels Desktop for Chromebook Enterprise permite rodar apps do Windows no Chrome OSO Parallels Desktop for Chromebook Enterprise permite rodar apps do Windows no Chrome OSFonte:  Parallels 

A integração entre a máquina virtual da Parallels e o Chrome OS também promete impressionar os usuários. Segundo o anúncio, o sistema conta com ambientes e arquivos compartilhados, perfis de usuário e a habilidade de abrir links do Windows no navegador principal do Chromebook.

Limitações e requisitos

A principal limitação do Windows 10 rodando dentro do Chrome OS está nos periféricos. Atualmente, a solução da Parallels suporta apenas impressoras compartilhadas, enquanto outros dispositivos USB, como microfone e câmera, ainda não funcionam dentro da edição virtualizada do sistema da Microsoft.

Além disso, os recursos também estão limitados aos modelos mais potentes de Chromebooks. Segundo um comunicado da Parallels, o programa só funciona em notebooks mais modernos com o Chrome OS e possui como requisitos mínimos um processador Intel Core i5 e 16 GB de RAM.

Abaixo, você confere uma lista de dispositivos recomendados pela Parallels para usar o programa:

HP:
HP Elite c1030 Chromebook Enterprise
HP Pro c640 Chromebook Enterprise

 Google:
Google Pixelbook
Google Pixelbook Go

Acer:
Acer Chromebook Spin 713
Acer Chromebook Spin 13

Dell:
Dell Latitude 5300 2-in-1 Chromebook Enterprise
Dell Latitude 5400 Chromebook Enterprise

Lenovo:
Lenovo Yoga C630 Chromebook

ASUS:
ASUS Chromebook Flip C436FA

O programa Parallels Desktop for Chromebook Enterprise  é voltado para usuários corporativos e já está disponível no site da empresa. O aplicativo é vendido em uma assinatura anual que custa US$ 69,99 por usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.