Photoshop Beta ganha função para atribuir créditos em imagens

1 min de leitura
Imagem de: Photoshop Beta ganha função para atribuir créditos em imagens
Imagem: Adobe

Adobe implementou na versão beta do Photoshop da Creative Cloud uma nova ferramenta que permite atribuir créditos nas imagens editadas no software. Chamada de Iniciativa da Autenticidade de Conteúdo (CAI), a função permite que o usuário identifique os responsáveis por fotos até mesmo em montagens que utilizam mais de um material.

A ferramenta de autenticidade de conteúdo funciona de maneira similar aos metadados de fotos. A solução da Adobe não adiciona uma marca d'água ou algo do tipo na imagem, mas coloca os dados no arquivo da imagem.

A nova ferramenta promete facilitar a atribuição de créditosA nova ferramenta promete facilitar a atribuição de créditosFonte:  The Verge 

Como demonstrado abaixo, o usuário pode ativar a função acionando um botão chamado "Anexar dados". A ferramenta pode ser acessada nas janelas de opções do Photoshop, que permite escolher quais informações serão adicionadas ao arquivo, e também no momento de exportar a imagem.

Após a importação, os dados ficam guardados dentro do arquivo da imagem e podem ser visualizados em plataformas que suportam o padrão CAI. Se a imagem for colocada no Behance, por exemplo, o usuário poderá visualizar os dados de direitos autorais clicando em um botão de informação que aparece ao lado da foto.

A ferramenta também permite que o usuário visualize todas as imagens que foram utilizadas em montagens, bem como os programas utilizados para realizar o processo de edição. Além disso, a solução conta com um slider comparativo para exibir, em tempo real, as mudanças que foram realizadas em fotos.

Segundo a empresa, o painel CAI que permite visualizar as informações de créditos e autenticidade será liberado de maneira gradativa para usuários da Creative Cloud. O objetivo da empresa é tornar a tecnologia um um novo padrão, que futuramente pode aparecer em aplicativos, sites e até mesmo câmeras.

Segundo o The Verge, a Adobe já está trabalhando com empresas como Microsoft, Twitter e The New York Times Company para expandir o suporte para a nova função.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.