Nova plataforma da IBM ajuda desenvolvedores a evoluírem na carreira

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Nova plataforma da IBM ajuda desenvolvedores a evoluírem na carreira
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Um bom profissional de qualquer área deveria sempre estar preocupado em melhorar na carreira; afinal, a estagnação não combina com a evolução, e aqueles que buscam aprimoramento constante são os que mais se destacam. Na área de desenvolvimento, isso não é diferente, e bons programadores são aqueles que buscam conhecimento e autoconhecimento.

Tendo isso em mente, a NZN e a IBM se uniram para criar uma solução que vai ajudar muito os profissionais da área. Batizado de IBM Blue Profile, o projeto, que foi construído na IBM Cloud, tem como um dos principais objetivos a entrega de conteúdo personalizado e direcionado sobre assuntos que já são de interesse dos desenvolvedores e que vão ajudá-los na carreira. Além disso, a plataforma define um perfil para os programadores, ajudando-os a se conhecerem melhor.

Essa plataforma tem sido desenvolvida há algum tempo, e muitos programadores talvez já tenham experimentado seus recursos — quando ainda era conhecida como IBM Profile Definer. Entretanto, ela passou por evoluções importantes recentemente, motivo pelo qual vale a pena visitar novamente o IBM Blue Profile para checar as novidades.

Conteúdo direcionado

IBM Blue ProfileO IBM Blue Profile oferece conteúdo direcionado. (Fonte: Shutterstock)

A internet é um verdadeiro oceano de dados. Sem um bom filtro, é muito fácil se perder em meio a tantos artigos, vídeos, reportagens, imagens, opiniões e outros tipos de material. Encontrar os conteúdos certos e que vão de fato ajudar na evolução profissional é um dos principais desafios do IBM Blue Profile.

Depois que o perfil do profissional é definido, com preferências, aptidões e objetivos, a inteligência artificial da plataforma consegue identificar e direcionar os materiais que vão ajudar a dar o próximo passo na carreira. Esse filtro é definido com base no perfil do programador no site Stack Overflow, um canal de interação para profissionais da área. Se o usuário não tiver um cadastro por lá, pode interagir com um chatbot criado com o IBM Watson para ajudar a definir o perfil.

Autoconhecimento

IBM Blue ProfileO IBM Blue Profile ajuda no autoconhecimento. (Fonte: Shutterstock)

Além de direcionar um conteúdo específico e especializado para cada desenvolvedor, com base no perfil e nos objetivos de carreira, o IBM Blue Profile tem outro propósito importante: ajudar os programadores a se conhecerem melhor. Essa é uma reflexão que poucos profissionais fazem ao longo da jornada no mercado de trabalho — e isso é um erro.

Quando o programador não conhece as próprias aptidões, habilidades e preferências, dificilmente sabe escolher que rumo dar para a carreira. Com um perfil no IBM Blue Profile, o desenvolvedor tem uma visão desses aspectos da vida profissional, pode fazer uma autoanálise e entender se o caminho que está percorrendo está levando para onde ele quer chegar.

Até mesmo questões que podem parecer simples (mas que não são, na verdade), como o tipo de linguagem ou a plataforma de desenvolvimento a ser utilizada, podem ser respondidas com a ajuda do IBM Blue Profile. Usar essa ferramenta só traz vantagem para os programadores.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.