Alexa ganha opção para excluir gravações de voz automaticamente

1 min de leitura
Imagem de: Alexa ganha opção para excluir gravações de voz automaticamente
Imagem: Pixabay

A Amazon anunciou, nesta quinta-feira (24), uma série de novidades para aumentar a privacidade dos usuários dos dispositivos com Alexa. Entre elas, uma das que mais chamou a atenção foi a função de excluir as gravações de voz logo após elas serem processadas pela ferramenta.

O recurso, que já está disponível, é um avanço das funções de exclusão lançadas em 2019. Anteriormente, o usuário possuía duas opções para excluir as suas gravações de voz. Era possível eliminar os registros feitos nos últimos três meses ou nos últimos 18 meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a mudança, a exclusão acontece automaticamente, assim que a assistente de voz processa as falas do utilizador. De acordo com a gigante do comércio online, uma transcrição das gravações ainda fica disponível durante 30 dias, mas também pode ser apagada quando você quiser.

Os dispositivos com Alexa já receberam a nova função.Os dispositivos com Alexa já receberam a nova função.Fonte:  Unsplash 

É importante ressaltar que o recurso vem desativado por padrão. Se o usuário quiser que as suas gravações sejam excluídas automaticamente, precisa ativar a função no app da Alexa. A opção “Excluir gravações automaticamente” pode ser encontrada no menu “Configurações”, em “Privacidade da Alexa”, na opção de gerenciar dados.

Polêmicas envolvendo as assistentes de voz

As mudanças na privacidade da Alexa chegam após as assistentes virtuais se envolverem em várias polêmicas durante o ano de 2019. A ferramenta da Amazon, a Siri, a Cortana e o Google Assistente foram acusados de usar revisores humanos para ouvir as gravações dos clientes, para garantir um melhor funcionamento dessas ferramentas.

Depois disso, todas precisaram fazer mudanças em relação a esse tipo de prática, para aumentar a segurança e reconquistar a confiança dos usuários.

No caso da assistente da Amazon, outras novidades devem ser lançadas ainda em 2020, como a possibilidade de excluir todas as gravações salvas com um simples comando de voz — atualmente, isso só pode ser feito nas configurações do app ou no site da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.