Windows 10 terá recurso de 'aplicativos padrão' mais útil

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 terá recurso de 'aplicativos padrão' mais útil
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

O Windows 10 deve ganhar uma atualização que vai facilitar ao usuário padronizar um aplicativo para que ele sempre abra um determinado tipo de arquivo. Atualmente, se você tiver vários apps que abrem um mesmo tipo de arquivo instalados na máquina, o sistema tenta escolher o mais adequado para que ele seja aberto como padrão.

No entanto, nem sempre o Windows 10 escolhe o programa ideal, de acordo com o gosto de cada usuário. Há ainda uma falha que não permite que alguns aplicativos instalados pela Microsoft Store apareçam na lista de apps disponíveis.

Caso o usuário deseje associar um tipo de arquivo específico a um determinado programa, ainda terá que procurá-lo em uma lista imensa, dentro do recurso de “Programas padrão”, nas configurações do sistema, como visto na imagem abaixo:

Associar um tipo de arquivo a um programa ainda é um trabalho penoso no Windows 10.Associar um tipo de arquivo a um programa ainda é um trabalho penoso no Windows 10.Fonte:  Captura de tela/Reprodução 

Uma mudança sutil, mas bem útil

Segundo o Techradar, parece que a Microsoft pretende implementar uma alteração bem simples, mas bastante útil, dentro da janela de Programas padrão: a adição de uma caixa de pesquisa.

A caixa de pesquisa vai permitir que o usuário pesquise por um tipo de arquivo ou por um aplicativo, diretamente, sem necessidade de procurá-los em uma lista ou nas pastas de instalação.

Dessa forma, associar um tipo de arquivo a um programa, ou vice-versa, deve se tornar uma tarefa muito mais rápida e fácil.

A atualização está prevista para ser lançada em outubro ou novembro, como parte da segunda grande atualização de 2020, do sistema, ou o Windows 10 20H2.

Windows 10 terá recurso de 'aplicativos padrão' mais útil