Como montar uma rede de suporte para crowdfunding ativado por blockchain

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como montar uma rede de suporte para crowdfunding ativado por blockchain
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Shikha Maheshwari e Muralidhar N Chavan.

Publicado em 9 de setembro de 2019

Resumo

Este padrão de codificação do desenvolvedor mostra como usar o Hyperledger Fabric para construir uma rede de suporte ao crowdfunding ativado por blockchain. O modelo de financiamento coletivo é uma das formas mais rápidas e fáceis de angariar grandes quantias de dinheiro doadas por apoiadores, mas os eventos do gênero possuem alta probabilidade de fraude. Por isso, o blockchain pode ser usado para gerar confiança e transparência entre os participantes.

Descrição

Crowdfunding é a prática de financiar projetos ou empreendimentos por meio da arrecadação de pequenas quantias de dinheiro enviadas por muitas pessoas, geralmente pela internet. É uma das formas mais rápidas e fáceis de angariar grandes doações. Existem vários tipos de crowdfunding (baseados em doação ou em recompensas, em forma de investimento ou até empréstimo), mas nem todos são regulados por instituições do governo, como faz a instituição britânica United Kingdom’s Financial Conduct Authority.

O financiamento coletivo traz muitos benefícios, mas também acompanha riscos consideráveis de fraude – além de outros riscos potenciais, como perda ou bloqueio do dinheiro investido, perda de receita ou falta de informação. Muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de levarem um golpe ao contribuir devido à falta de transparência e confiança do crowdfunding. Ocorreram poucos casos de fraude no crowdfunding – principalmente quando comparamos com o número geral de transações e quantias envolvidas – mas conforme cresce a quantidade de plataformas, também aumentam os riscos de fraudes promovidas ou permitidas pelas operadoras.

Este padrão de codificação traz um modelo de crowdfunding ativado por blockchain, mostrando como você pode utilizar a rede do Hyperledger Fabric para construir a plataforma de financiamento coletivo. Essa rede promove uma visão holística das requisições e seu status atual, o que ajuda a atender às necessidades com mais eficiência. Tudo isso significa que a plataforma gera confiança, responsabilidade e transparência operacional.

Fluxo de funcionamento

IBMFluxo da rede de suporte para crowdfunding ativado por blockchain

O passo a passo te mostra como:

  • Configurar uma rede de blockchain com a IBM Blockchain Platform na IBM Cloud;

  • Implantar a aplicação do cliente por meio do Hyperledger Fabric Java™ SDK. Funciona como uma camada intermediária e exibe o Rest API;

  • Implantar o aplicativo de interface do usuário para web usando o Node.js;

  • O usuário pode realizar a tarefa seguinte usando a interface da web, que interage internamente com a rede blockchain com a ajuda da camada intermediária.

Instruções

Pronto para começar a ter crowdfunding ativado por blockchain? Confira o README para instruções detalhadas.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.