“Fim de vida”: KDE Plasma 5.19 recebe sua última atualização

1 min de leitura
Imagem de: “Fim de vida”: KDE Plasma 5.19 recebe sua última atualização
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=trJ0Q-wsna4

O projeto KDE anunciou o Plasma Desktop 5.19.5 como a última versão da série 5.19 de seu ambiente de trabalho, agora abrindo espaço para o desenvolvimento de uma nova série.

A versão 5.19 foi lançada no dia 9 de junho, e trouxe pequenos aprimoramentos em relação à versão 5.18, que é LTS (Long-Term Support), ou seja, passa mais tempo recebendo atualizações para correções de bugs e brechas de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Plasma Desktop é um dos ambientes gráficos mais populares em sistemas Linux, e, reconhecidamente, é visto como um dos mais sofisticados e personalizáveis do mercado. A interface, inclusive, já inspirou alguns recursos que surgiram no Windows somente anos mais tarde.

O Plasma consegue ser, ao mesmo tempo, bonito, fácil de usar e muito prático, sendo extremamente útil para usuários que precisam ter uma área de trabalho essencialmente configurada de acordo com suas necessidades.

O vídeo abaixo mostra algumas das novidades do Plasma 5.19:

Cuidado ao atualizar

A mais recente versão do Plasma 5.19 é a quinta e última atualização de manutenção dessa série. Ela traz pequenas correções de bugs que podem ser de alta relevância para esses usuários.

A atualização deverá ser liberada automaticamente, por meio do repositório oficial da distribuição Linux utilizada. Não é necessário forçar uma atualização manual ou adicionar repositórios extras.

Caso você ainda esteja usando a série 5.18 e não está enfrentando nenhum tipo de problema com desempenho e/ou estabilidade, é recomendável que você só atualize o Plasma para a série 5.19 caso ela apareça no repositório oficial de sua distribuição. Caso contrário, uma atualização manual poderá gerar quebra de pacotes.

Como se trata de uma versão “end of life” (EOL), ou “fim de vida”, a versão mais recente do Plasma 5.19 traz apenas 13 alterações, que podem ser conferidas por meio deste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.