Chrome 86 vai 'simplificar' URLs para evitar golpes de phishing

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 86 vai 'simplificar' URLs para evitar golpes de phishing
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Google anunciou na quarta-feira (12) que passará a testar uma nova forma de proteger usuários de páginas falsas. O Chrome 86 mostrará apenas nomes de domínio na barra de endereços, no lugar de URLs inteiras. Assim, o link completo só seria exibido quando o cursor do mouse estiver passando pela barra, deixando o domínio em evidência.

A companhia segue o caminho de outros navegadores, como o Safari. O navegador da Apple mostra apenas o domínio na barra de endereços, enquanto o URL é mostrado quando o usuário clica.

Naturalmente, o Google permite que o usuário possa clicar com o botão direito do mouse sob o URL e escolher a opção "Sempre mostrar URLs completos".

Sistema de proteção contra phishing do Chrome 86.Sistema de proteção contra phishing do Chrome 86.Fonte:  Google/Divulgação 

O Google espera proteger usuários de ataques de phishing e engenharia social em sites maliciosos. "Nosso objetivo é entender – por meio do uso no mundo real – se a exibição de URLs dessa forma ajuda os usuários a perceberem que estão visitando um site malicioso", disse a empresa em comunicado.

Com a parte mais significativa do link em evidência, o usuário pode identificar se está acessando uma página falsa com erro de digitação no URL – como "googIe.com", com "i" maíusculo.

Arma contra o phishing

A novidade chega para desktops, e o Google espera "que a mudança possa proteger os usuários contra golpes e ataques de phishing usando URLs enganosos."

Durante a pandemia, a empresa de segurança Kaspersky identificou que ataques de phishing a dispositivos móveis no Brasil cresceram mais de 4% em abril. A empresa também revelou que identificou um aumento de 124% em golpes disseminados, especialmente via WhatsApp, usando a covid-19 como mote.

O Chrome 86 é esperado para ser lançado em versão estável até outubro. Para utilizar o recurso agora, é preciso baixar a versão Canary ou de Dev do navegador. Depois, basta acessar a página "chrome://flags" e ativar os seguintes recursos (ou 'flags'):

  • #omnibox-ui-reveal-steady-state-url-path-query-and-ref-on-hover
  • #omnibox-ui-sometimes-elide-to-registrable-domain
  • #omnibox-ui-hide-steady-state-url-path-query-and-ref-on-interaction – este mostra o URL completo até que o usuário interaja com a página
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.