Waze é atualizado com alertas de cruzamento de ferrovias

1 min de leitura
Imagem de: Waze é atualizado com alertas de cruzamento de ferrovias
Imagem: Waze

A plataforma de direção Waze, que pertence à Google, recebeu uma atualização recentemente e agora exibe avisos de trilho de trem nas estradas. A funcionalidade de segurança já está disponível globalmente para Android e iOS.

A Google trabalhou com organizações em diversos países, inclusive no Brasil, para implementar a nova função no aplicativo. Quando o motorista estiver se aproximando de um cruzamento de trem, o Waze mostrará um ícone de placa ferroviária e lançará um alerta para o usuário prosseguir com cuidado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Waze utiliza um alerta em forma de placa ferroviária para avisar sobre cruzamentosWaze utiliza um alerta em forma de placa ferroviária para avisar sobre cruzamentosFonte:  The Verge 

Antes de ser liberada ao redor do mundo, a função já estava disponível desde o começo do ano em locais como Canadá, Estados Unidos e Bélgica. Segundo Dani Simons, chefe de parcerias públicas do Waze, a implementação da tecnologia globalmente representa o comprometimento do aplicativo com a segurança dos usuários.

Medida de segurança

O recurso que exibe trilhos de trem no aplicativo pode ser desativado pelo usuário, mas sua presença no Waze é consequência de uma tragédia que poderia ter sido evitada pela tecnologia. Em 2015, um motorista de caminhão causou um acidente ferroviário nos Estados Unidos enquanto utilizava o Google Maps.

O caminhoneiro estava acompanhando as direções fornecidas pelo aplicativo e acabou entrando em um cruzamento ferroviário. O veículo ficou preso nos trilhos por cerca de 12 minutos e acabou sendo atingindo por um trem, que descarrilhou.

Desde então, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos está pressionando as empresas de tecnologia para que um aviso sobre ferrovias seja adicionado em aplicativos de mapas. Até o momento, porém, gigantes como Apple, Microsoft e a própria Google ainda estão negligenciando o pedido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.