Android 11: como gravar a tela de qualquer smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Android 11: como gravar a tela de qualquer smartphone
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo

O Android 11, anunciado oficialmente pelo Google em junho, já pode ser usado em alguns smartphones da empresa. A maioria das novidades deve chegar para os dispositivos de todos fabricantes de forma nativa, como a função de gravação de tela.

O recurso é popularmente conhecido mas, até então, não estava disponível para todos os dispositivos Android. Aparelhos de marcas específicas, como Samsung ou Xiaomi, trazem essa possibilidade por causa das interfaces proprietárias dos fabricantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir do novo Android, smartphones que trazem a versão "pura" do sistema móvel, ou com menos modificações, também terão a função de gravar a tela. Neste tutorial super simples você aprende como usar o recurso para quando a atualização chegar no seu dispositivo.

Vale lembrar que a primeira prévia para desenvolvedores do Android 11 foi disponibilizada em fevereiro deste ano. Algumas das principais novidades você pode conferir no vídeo no fim desta página, mas esta versão beta só funciona, atualmente, nos smartphones Pixel 2, 3, 3a ou 4.

Como gravar a tela do Android

Com a atualização já instalada, é preciso apenas deslizar a 'central de ações' do Android 11 para encontrar o recurso. Nós usamos um smartphone Google Pixel 3 para fazer as capturas de tela.

1. O primeiro passo, claro, é puxar a barra de notificação e central de ações

Gravação de tela de forma nativa no Android 11.Gravação de tela de forma nativa no Android 11.Fonte:  Wellington Arruda/TecMundo 

2. Em seguida, basta procurar pelo ícone 'Gravação de tela' e tocar nele

3. Ao tocar no ícone, o sistema exibirá opções para mostrar toques na tela; gravar o áudio somente do dispositivo e gravar o áudio do dispositivo e do microfone

Opções para iniciar uma gravação de tela no Android 11.Opções para iniciar uma gravação de tela no Android 11.Fonte:  Wellington Arruda/TecMundo 

4. Ao iniciar uma gravação de tela, o Android 11 exibirá um ícone vermelho no topo

5. Para interromper uma gravação, basta puxar as notificações e tocar no botão que vermelho

Barra de ações rápidas do Android exibe botão para interromper gravação de tela.Barra de ações rápidas do Android exibe botão para interromper gravação de tela.Fonte:  Wellington Arruda/TecMundo 

Vale notar que o recurso não permite escolher a resolução e/ou qualidade, nem fazer outros ajustes. No caso de um smartphone que esteja atualizado para o Android 11 mas não exibe o atalho na central de ações, basta tocar no ícone de 'editar' (um lápis) e adicionar ele.

Ao fim de cada gravação, o sistema ainda exibe uma notificação indicando que o usuário já pode vê-la. No caso do Pixel 3, elas são armazenadas no aplicativo Google Fotos. Em outros celulares, os fabricantes podem optar por usar um aplicativo próprio de galeria.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S20, 128GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S20, 128GB

O Galaxy S20 vem com câmera quadrupla de até 64MP para captar fotos e vídeos de alta qualidade, 8 GB de RAM para um sistema rápido e vários outros recursos que só um celular premium oferece.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.