Facebook causa 'apagão no iOS': Spotify, TikTok, Nubank e outros fora do ar

1 min de leitura
Imagem de: Facebook causa 'apagão no iOS': Spotify, TikTok, Nubank e outros fora do ar
Imagem: Pixabay

A manhã desta sexta-feira (10) começou com diversos relatos a respeito de falhas no aplicativo do Nubank para iOS, que estava incapaz de inicializar direito. Só que o problema é bem mais grave: diversos serviços populares, de redes sociais ao streaming de músicas, encontram problemas para inicializar em iPhones.

Aplicativos bastante populares, como as redes TikTok, Tinder e Pinterest, além do Spotify e do Waze, estão exibindo mensagens de erro ao serem abertos no iOS, sendo encerrados automaticamente logo em seguida.

O vídeo abaixo, gravado nesta manhã, mostra o erro sendo reproduzido em tempo real com vários apps.

De acordo com alguns relatos, essa instabilidade pode ser contornada parcialmente se você mudar o telefone para o Modo Avião e abrir o aplicativo para usá-lo apenas offline. Entretanto, o ideal é mesmo aguardar por uma correção oficial por parte dos envolvidos.

De quem é a culpa?

O problema está no kit de desenvolvimento de software (SDK) do Facebook, que é um código da plataforma incorporado a diversos apps e serviços mobile. Esse serviço é utilizado para facilitar o login usando o perfil da rede social ou inserir um atalho de compartilhamento de conteúdos, por exemplo.

Aparentemente, apenas o iOS foi afetado — e essa seria a segunda vez que algo parecido acontece em pouco meses, já que um caso similar foi relatado em maio deste ano.

O Facebook atualizou o site de desenvolvimento da plataforma às 8 horas de hoje para afirmar que está ciente da situação e investigará o que está causando as falhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.