Apple lança beta público do iOS 14, iPadOS 14 e outros sistemas

1 min de leitura
Imagem de: Apple lança beta público do iOS 14, iPadOS 14 e outros sistemas
Imagem: Apple/Reprodução

Apple liberou nesta quinta-feira (9) as versões beta públicas dos seus recentes sistemas operacionais. Usuários do iPhone, iPad, Apple Watch, Apple TV e computadores Mac podem fazer o download das atualizações e testar as novidades antes do lançamento oficial, previsto para o final de 2020.

Os novos iOS 14, iPadOS 14, macOS Big Sur, tvOS 14 e watchOS 7 foram anunciados na conferência para desenvolvedores 'WWDC', no mês de junho. Na data, a Apple liberou o download de uma prévia para desenvolvedores testarem os updates antes do lançamento da versão pública.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A instalação de uma versão beta de qualquer um dos sistemas da Apple é gratuita. Mas estas não são as versões finais e contém bugs que podem atrapalhar a usabilidade dos dispositivos.

A menos que a curiosidade realmente aperte, o recomendável é não instalar. Se o fizer, por outro lado, um backup pode evitar possíveis perdas. O download dos softwares pode ser feito nesta página oficial da Apple. No suporte da companhia, também existe uma página que ensina como remover uma versão beta do sistema com segurança.

O que há de novo?

No primeiro evento 100% online, devido à pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2), a Apple trouxe para o iPhone uma repaginada no visual. Agora, o iOS 14 permite adicionar widgets na tela inicial, traz uma biblioteca de aplicativos, torna o visual do assistente virtual Siri e das ligações mais enxuto, além de trazer um modo picture-in-picture (PiP) para vídeos.

O iPadOS 14 também ganhou os novos widgets, que ficam na área esquerda da tela. Os aplicativos do sistema também estão mais parecidos com o visual do macOS, tanto que os tablets ganham um modo de busca semelhante ao 'Spotlight'.

Novo macOS Big Sur.Novo macOS Big Sur.Fonte:  Apple/Reprodução 

Já o sistema operacional para computadores da Apple teve mudanças visuais que lembram o iOS e o iPadOS. O novo macOS Big Sur ganha uma 'Central de Controle' e uma nova 'Central de Notificações' – também com widgets –, alguns ícones foram reformulados e melhorias no navegador Safari. Em todas as versões do sistema, a Apple também destacou melhorias de privacidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.