Microsoft pode remover o “Painel de Controle” do Windows 10
Versão de testes do SO substitui as “Propriedades do Sistema” por atalho para o app de Configurações

Por Ramalho Lima
06/07/2020, às 07:49

Fonte: Captura de tela
Imagem de Microsoft pode remover o “Painel de Controle” do Windows 10 no tecmundo
Na mais recente build de testes do Windows 10 (20161), a Microsoft substituiu as “Propriedades do Sistema” – seção acessada via “Painel de Controle” – por um atalho que leva o usuário ao aplicativo “Configurações”, que foi introduzido no Windows 8.
Atualmente, o usuário pode entrar nas Propriedades do Sistema clicando com o botão direito em uma área em branco da janela “Este Computador”, e depois clicando em Propriedades, ou simplesmente clicando no ícone Sistema, no Painel de Controle.
O recurso é extremamente útil para os usuários do Windows, pois há décadas é utilizado para a visualização de informações básicas sobre o hardware (tipo de processador, quantidade de memória instalada, etc.) e sobre a versão do Windows, assim como seu status de ativação. A janela também possui atalhos rápidos para outras configurações do computador, à direita e à esquerda.
Propriedades do Sistema, à esquerda, e o app Configurações, à direita. (Fonte: Captura de tela/Reprodução)
Remoção do Painel de Controle?
No Windows 10 build 20161, se o usuário clicar no ícone Sistema, do Painel de Controle, é redirecionado à seção Sistema do app Configurações.
A Microsoft ainda não se pronunciou a respeito, mas essa modificação, talvez, represente uma futura remoção completa do Painel de Controle do Windows 10, que é um recurso existente desde o Windows 9x. A companhia pode estar preparando a migração de um app para o outro, aos poucos, seção por seção.
Essa alteração poderia deixar o Windows mais leve, tanto no consumo de recursos quanto no tamanho da ISO de instalação. No entanto, ela pode afetar drasticamente a forma como os usuários interagem com o sistema. E o fato é que o app de Configurações não parece ser muito popular, mesmo depois de tantos anos de lançado.
Se a Microsoft pretende tornar o app Configurações o único recurso de ajustes do PC, talvez seja necessário remodelá-lo completamente, antes da remoção das seções do Painel de Controle, que poderia gerar revolta por parte dos usuários do Windows 10.

Por Ramalho Lima
Especialista em Redator
Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.