Microsoft pode remover o “Painel de Controle” do Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft pode remover o “Painel de Controle” do Windows 10
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/desesperou-empres%C3%A1rio-neg%C3%B3cios-2261021/

Na mais recente build de testes do Windows 10 (20161), a Microsoft substituiu as “Propriedades do Sistema” – seção acessada via “Painel de Controle” – por um atalho que leva o usuário ao aplicativo “Configurações”, que foi introduzido no Windows 8.

Atualmente, o usuário pode entrar nas Propriedades do Sistema clicando com o botão direito em uma área em branco da janela “Este Computador”, e depois clicando em Propriedades, ou simplesmente clicando no ícone Sistema, no Painel de Controle.

O recurso é extremamente útil para os usuários do Windows, pois há décadas é utilizado para a visualização de informações básicas sobre o hardware (tipo de processador, quantidade de memória instalada, etc.) e sobre a versão do Windows, assim como seu status de ativação. A janela também possui atalhos rápidos para outras configurações do computador, à direita e à esquerda.

Propriedades do Sistema, à esquerda, e o app Configurações, à direita. (Fonte: Captura de tela/Reprodução)Propriedades do Sistema, à esquerda, e o app Configurações, à direita. (Fonte: Captura de tela/Reprodução)Fonte:  Captura de tela 

Remoção do Painel de Controle?

No Windows 10 build 20161, se o usuário clicar no ícone Sistema, do Painel de Controle, é redirecionado à seção Sistema do app Configurações.

A Microsoft ainda não se pronunciou a respeito, mas essa modificação, talvez, represente uma futura remoção completa do Painel de Controle do Windows 10, que é um recurso existente desde o Windows 9x. A companhia pode estar preparando a migração de um app para o outro, aos poucos, seção por seção.

Essa alteração poderia deixar o Windows mais leve, tanto no consumo de recursos quanto no tamanho da ISO de instalação. No entanto, ela pode afetar drasticamente a forma como os usuários interagem com o sistema. E o fato é que o app de Configurações não parece ser muito popular, mesmo depois de tantos anos de lançado.

Se a Microsoft pretende tornar o app Configurações o único recurso de ajustes do PC, talvez seja necessário remodelá-lo completamente, antes da remoção das seções do Painel de Controle, que poderia gerar revolta por parte dos usuários do Windows 10.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.