Recurso do Windows 10 causa 'tela azul da morte' em alguns games

1 min de leitura
Imagem de: Recurso do Windows 10 causa 'tela azul da morte' em alguns games
Imagem: Wikipédia/Reprodução

Usuários do Windows 10 com games instalados no PC têm sofrido com ocasionais telas azuis e desligamentos inesperados. Sem razão aparente, o GameInput Redistributable tem causado congelamentos, a blue screen of death (BSOD) e desligamentos repentinos durante a execução de jogos.

Em fóruns online, usuários do Windows 10 tem relatado congelamentos e telas azuis repentinas enquanto executam jogos no computador. Segundo as descrições, o erro ocorre sempre que o software GameInput Redistributable interage com o sistema em uma ação de “reconfiguração de produto”.

Trata-se de um software da Microsoft que é instalado junto a alguns jogos para garantir comunicação entre o game e o mouse e teclado. Em contato com especialistas no fórum de suporte da companhia, não está claro quais jogos causam o problema e as soluções sugeridas são compostas por um extenso período de testes de hardware.

Interação do sistema com o GameInput Redistributable é seguida por "Desligamento inesperado" do Windows 10.Interação do sistema com o GameInput Redistributable é seguida por "Desligamento inesperado" do Windows 10.Fonte:  Igor Almenara/Reprodução 

Coincidentemente ou não, esse mesmo software causou problemas em computadores que instalaram a grande atualização de maio (2004). Atualizar o sistema operacional poderia interromper a comunicação do mouse com games que usam o GameInput Redistributable. Posteriormente, a Microsoft liberou uma lista repleta de condições que “bloqueiam” atualizações até que os problemas sejam solucionados, dentre elas, a presença do GameInput.

Atualização liberada

Em junho, a Microsoft divulgou que o problema da grande atualização de maio com o software de comunicação foi solucionado e que o update seria liberado gradativamente para os usuários afetados.

a  Microsoft/Reprodução 

Se o problema impactou sua experiência com o Windows, até o momento não há solução única. Os relatos online mencionam atualizações de BIOS; alterações no disco rígido e outros métodos para evitar as BSOD e os desligamentos, mas o processo é delicado e pode não solucionar o problema.

Como recomendação, é necessário ter todos os drivers e softwares do computador atualizados e investigar erros por meio do “Exibir histórico de confiabilidade”, onde o sistema relata quais foram as últimas alterações e ocorrências. Se deseja investigar mais a fundo, um usuário forneceu um extenso tutorial para verificação de hardware e software no fórum de suporte da Microsoft.

Você foi um dos afetados? Se sim, deixe nos comentários em que momento o erro ocorreu e como o sistema se comportou depois disso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.