Linux Mint 20 “Ulyana” tem ISO finalizada e será lançado em breve

1 min de leitura
Imagem de: Linux Mint 20 “Ulyana” tem ISO finalizada e será lançado em breve
Imagem: https://medium.com/kevin-figueroa/an%C3%A1lisis-a-linux-mint-19-3-tricia-cinnamon-2dc074e4c30d
Avatar do autor

A comunidade responsável pelo desenvolvimento do Linux Mint divulgou que a ISO estável da versão 20 do sistema operacional, denominada “Ulyana”, já está pronta. O novo SO, portanto, deverá ser lançado em breve.

Quando se fala em sistemas Linux, o primeiro nome que vem à cabeça da maioria dos usuários é o Ubuntu. No entanto, há centenas de distribuições Linux espalhadas pelo mundo e, atualmente, de acordo com os acessos catalogados pelo site DistroWatch, o Mint é o terceiro Linux mais usado no mundo, estando logo à frente do Ubuntu, que está em quarto lugar.

Para muitos usuários, o Mint é mais fácil de usar que o Ubuntu, por trazer ferramentas de configuração que faltam no sistema da Canonical. A interface Cinnamon, desenvolvida pelo mesmo time responsável pelo Mint, também é tida como uma das mais bonitas, leves e eficientes do mundo Linux.

Fonte: Ubunlog/ReproduçãoFonte: Ubunlog/ReproduçãoFonte:  Ubunlog 

Novidades do Linux Mint 20 Ulyana

Além da interface Cinnamon, o Mint ainda é oferecido com as interfaces Xfce e MATE. Cada versão do sistema tem sua própria ISO. O Mint 20 Ulyana será o substituto do Mint 19.3 Tricia e trará as seguintes novidades:

  • Kernel Linux 5.4, com suporte ao hardware de última geração
  • Inclusão da ferramenta de transferência de arquivos da rede local Warpinator
  • LibreOffice 6.4
  • Adição dos novos papéis de parede da geração Ulyana
  • Suporte HiDPI para ícones da bandeja do sistema
  • Cinnamon 4.6 com melhor suporte para vários monitores
  • Melhor suporte para o NVIDIA Optimus

Nomenclatura curiosa

Uma curiosidade a respeito do Linux Mint é em relação à nomenclatura do sistema: todas as versões recebem nomes de mulheres, onde, a cada versão, o nome precisa começar com uma letra obedecendo à ordem alfabética, e sempre terminando com a letra A. Dessa forma, tivemos o Mint 1.0 Ada, o Mint 2.0 Barbara, o Mint 3.0 Cassandra, e assim por diante.

Quem já quiser baixar a versão estável do Mint 20, pode fazer o download por meio do repositório de espelhos clicando aqui.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Linux Mint 20 “Ulyana” tem ISO finalizada e será lançado em breve