É possível recuperar dados de servidores danificados?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: É possível recuperar dados de servidores danificados?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Atualmente, a informação tem ocupado um espaço de extrema importância para grandes corporações. É, a partir de dados e informações obtidos interna e externamente, que decisões são tomadas e estratégias são traçadas. E, no cenário digital que estamos vivendo, os dados possuem valor inestimável e, muitas vezes, são considerados insubstituíveis.

Entretanto, de acordo com John Roese, CTO da Dell Technologies, os dados por si só não são suficientes. Para que consigamos alcançar algo, precisamos estruturar os dados em informação, dessas informações tirar insights que possam ser transformados em conhecimento e, assim, entendermos o que está acontecendo e como esses acontecimentos podem impactar o futuro. Contudo, muitas empresas ainda encontram dificuldades em gerenciar informações digitais e, mais ainda, em protegê-las.

Segundo a pesquisa encomendada pela Dell Technologies e divulgada em 2019, a preocupação com a segurança dos dados é uma das principais barreiras que freiam o progresso digital nas empresas. E não é para menos, em 2018 foram registradas mais de 2 milhões de invasões cibernéticas que resultaram em um prejuízo de mais de US$45 bilhões, indica pesquisa divulgada pela Internet Society.

Principais riscos à segurança dos dados:

O progresso digital e a importância da interpretação de dados já são uma realidade para grandes empresas. Mas, com eles, também vêm alguns riscos relacionados à segurança de dados. Entre esses riscos, segundo a própria Dell Technologies, estão os ataques cibernéticos, a distribuição de acesso e a implantação de sistemas em nuvem.

Os ataques cibernéticos estão no topo da lista de risco, entre eles ataques por ransomware –vírus que criptografa informações – e DDoS – ataque por negação de serviço – e, como visto anteriormente, têm um grande impacto financeiro. Isso porque, eles podem derrubar seu servidor, deixando o seu sistema ou negócio parado por horas e, até mesmo, sequestrar suas informações, exigindo pagamento em criptomoeda para reavê-las.

Já a distribuição de dados remete a questão da multiplicidade de pessoas que fazem acesso remoto a um mesmo servidor. Isso acontece, por exemplo, com grandes corporações que possuem colaboradores de diversos locais. Nesses casos, apesar de haver eficiência nas operações, manter um controle sobre esses acessos para garantir a integridade do sistema demanda um esforço muito maior.

Fechando o top 3 dos riscos à segurança dos dados, temos a implantação de sistemas em nuvem. Existem vários riscos já conhecidos, como interrupções temporárias e permanente, mas o principal se trata da segurança, já que sistemas em nuvem podem se tornar alvos fáceis de hackers.

Cuidados com a segurança

Solução para empresas

Previna-se. A melhor alternativa, tanto para evitar perda de informações quanto ataques cibernéticos, é sempre a prevenção. Sendo assim, seguem algumas dicas para você implementar na sua empresa:

  • Busque fazer backups regulares das informações da sua empresa;
  • Mantenha dados relevantes e/ou sigilosos armazenados somente o tempo necessário. E, nesses casos, proteja-os da melhor forma possível.
  • Ofereça treinamentos regulares sobre segurança de dados aos seus funcionários. Dessa forma, eles saberão quais as abordagens mais seguras para utilizar quando se tratar de informações confidenciais e dados da empresa.
  • Crie políticas de privacidade e compartilhe com os seus funcionários, parceiros e fornecedores;
  • Tenha um plano de gestão de crise em caso de invasão ao seu servidor;

Recuperação de dados de servidores e dispositivos criptografados

Entretanto, se você não se preveniu e ocorreu algum problema no storage da sua empresa e os dados ficaram inacessíveis ou mesmo se o servidor foi atacado por ransomware, não entre em pânico, é possível recuperar dados deletados do servidor.

Veja abaixo os problemas mais comuns em servidores:

  • Arquivos corrompidos do servidor
  • Arquivos excluídos do servidor
  • Formatação das unidades do storage
  • Sistemas de partição corrompidos
  • Problemas físicos nos discos ou falhas nos dispositivos de armazenamento

Nesses casos, a melhor alternativa é enviar para uma empresa especializada em recuperar servidores. Isso porque eles possuem os equipamentos e o conhecimento necessários para, de forma segura, tentar a extração dos dados contidos naquele dispositivo.

A HD Doctor, empresa especializada em recuperar dados de servidores, é uma excelente opção.  A empresa possui 20 anos de experiência, mais de 75.000 casos solucionados com sucesso em todo o Brasil e conta com tecnologia e engenheiros especializados em recuperação de dados.

Eles trabalham com a recuperação de dados de servidores RAID– RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10 – servidores NAS e SAN. E, ainda, são especialistas em recuperação de dados de dispositivos criptografados por ransomware.

Além disso, a HD Doctor possui presença nacional, tendo dois laboratórios de recuperação de dados, um em Belo Horizonte – MG e outro em São Paulo – SP, e 19 unidades de recebimento em todo o Brasil. A empresa oferece análise gratuita do dispositivo e possui atendimento especializado em regime 24x7.

Para saber mais sobre como recuperar informações do servidor ou esclarecer dúvidas com um especialista no assunto, entre em contato com a HD Doctor pelo 0800 607 8700.

Este conteúdo foi patrocinado por HD Doctor

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.