Leaks app: aplicativo ligado ao Sticker.ly foi baixado sem querer

1 min de leitura
Imagem de: Leaks app: aplicativo ligado ao Sticker.ly foi baixado sem querer
Imagem: Sticker.ly/Reprodução

Nos últimos dias, alguns usuários relataram nas redes sociais que um aplicativo chamado 'Leaks' estava aparecendo "do nada" e sem explicação nos seus smartphones Android. A palavra, traduzida para o português, significa "vazamentos", o que naturalmente aumentou a preocupação com o app intruso.

O Leaks estava sendo instalado "sem querer" quando usuários baixavam o aplicativo 'Sticker.ly'. Ele é usado para criar figurinhas do WhatsApp a partir de imagens comuns e também permite criar pacotes de figurinhas, fazer recortes, adicionar legendas e mais.

"Do nada apareceu esse app "Leaks" vinculado ao http://sticker.ly q p*rra é essa?", questionou uma usuária no Twitter. Outros, em resposta, comentaram que também notaram a presença do app suspeito e o excluíram direto, já que não sabiam do que se tratava.

Aplicativo 'Leaks' é usado por equipe de desenvolvimento do Sticker.ly.Aplicativo 'Leaks' é usado por equipe de desenvolvimento do Sticker.ly.Fonte:  Twitter/Reprodução 

De fato, o Leaks está vinculado ao Sticker.ly. Também no Twitter, a empresa por trás do aplicativo comentou o incidente e disse pra galera não se preocupar. "O aplicativo não tem função para compartilhar informações do aplicativo [Sticker.ly] ou do usuário", diz a publicação.

O Leaks, esclarece a empresa, "é uma ferramenta que usamos para detectar erros no aplicativo". Ela é usada pela equipe de desenvolvimento, "mas foi incluída na versão de mercado por acidente".

Tudo resolvido

Ou seja, em resumo, o aplicativo suspeito é uma ferramenta usada na versão de desenvolvimento do aplicativo Sticker.ly. Ela é como uma espécie de companheiro para o debug, de acordo com a companhia.

Na última semana, um usuário comentou na publicação da empresa que ao desinstalar o Leaks, o Sticker.ly deixou de funcionar. A mensagem exibida é de que o aplicativo não tem algumas permissões, porém sequer manualmente ele voltava a funcionar.

Nós baixamos o Sticker.ly na manhã de hoje (4) e o 'Leaks' não foi instalado, ou seja, a empresa pode já ter corrigido a falha. Se, por acaso, você tem ambos os aplicativos no seu celular, é recomendável desinstalar os dois e baixar novamente o app de figurinhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.