Letônia inaugura sistema da Google e Apple contra a covid-19
Futuros usuários poderão instalar o app de rastreamento de contágio de modo voluntário
Por Camilla Silva
25/05/2020, às 12:30

Fonte: Magnectic Latvia/Divulgação
Imagem de Letônia inaugura sistema da Google e Apple contra a covid-19 no tecmundo
A Letônia será o primeiro país do mundo a usar o sistema de rastreamento do coronavírus desenvolvido pela Google e Apple. O aplicativo do serviço recebeu o nome de “Apturi Covid” (“Pare a Covid”, em tradução direta), e será compatível com 99% dos smartphones iOS e Android disponíveis no mundo.
“Com a ajuda da tecnologia Bluetooth, o aplicativo pode detectar e registrar outros dispositivos móveis próximos por pelo menos 15 minutos. Todos os dados são criptografados e armazenados diretamente no dispositivo e não podem ser acessados pelo proprietário do telefone ou por outros usuários do aplicativo”, disseram os desenvolvedores do app em comunicado.
Para evitar a propagação do coronavírus, o recurso da Apple e Google acompanhará os passos dos usuários via GPS e, quando alguém infectado se aproximar de outras pessoas, elas serão automaticamente notificadas sobre isso, porém sem que a identidade do portador seja revelada. Depois receberão recomendações sobre medidas de prevenção, como evitar o contato social nos próximos dias.
App será lançado em breve e notificará usuários sobre contato com infectados.
A região balcânica é composta de cerca de 2 milhões de habitantes, dentre os quais estima-se que 1/5 possa instalá-lo em seus celulares de modo voluntário. O país é o hoje o terceiro com menor incidência de mortalidade decorrente da covid-19 dentro da União Europeia.
Futuramente a ideia é de que a ferramenta baseada na API da Google e Apple possa comunicar-se com apps similares de países próximos, como Estônia, Alemanha e Suíça. Com a roaming móvel, os órgãos governamentais poderão acompanhar o cenário de contágio em tempo real, mesmo quando os rastreados estiverem em viagem internacional.
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.