Letônia inaugura sistema da Google e Apple contra a covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Letônia inaugura sistema da Google e Apple contra a covid-19
Imagem: Wikipedia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Letônia será o primeiro país do mundo a usar o sistema de rastreamento do coronavírus desenvolvido pela Google e Apple. O aplicativo do serviço recebeu o nome de “Apturi Covid” (“Pare a Covid”, em tradução direta), e será compatível com 99% dos smartphones iOS e Android disponíveis no mundo.

“Com a ajuda da tecnologia Bluetooth, o aplicativo pode detectar e registrar outros dispositivos móveis próximos por pelo menos 15 minutos. Todos os dados são criptografados e armazenados diretamente no dispositivo e não podem ser acessados pelo proprietário do telefone ou por outros usuários do aplicativo”, disseram os desenvolvedores do app em comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para evitar a propagação do coronavírus, o recurso da Apple e Google acompanhará os passos dos usuários via GPS e, quando alguém infectado se aproximar de outras pessoas, elas serão automaticamente notificadas sobre isso, porém sem que a identidade do portador seja revelada. Depois receberão recomendações sobre medidas de prevenção, como evitar o contato social nos próximos dias.

App será lançado em breve e notificará usuários sobre contato com infectados.App será lançado em breve e notificará usuários sobre contato com infectados.Fonte:  Magnectic Latvia/Divulgação 

A região balcânica é composta de cerca de 2 milhões de habitantes, dentre os quais estima-se que 1/5 possa instalá-lo em seus celulares de modo voluntário. O país é o hoje o terceiro com menor incidência de mortalidade decorrente da covid-19 dentro da União Europeia.

Futuramente a ideia é de que a ferramenta baseada na API da Google e Apple possa comunicar-se com apps similares de países próximos, como Estônia, Alemanha e Suíça. Com a roaming móvel, os órgãos governamentais poderão acompanhar o cenário de contágio em tempo real, mesmo quando os rastreados estiverem em viagem internacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.