App Bem-Estar Digital da Google pode ganhar monitoramento de sono

1 min de leitura
Imagem de: App Bem-Estar Digital da Google pode ganhar monitoramento de sono
Imagem: 9to5Google

O aplicativo Bem-Estar Digital, que vem pré-instalado nas versões mais recentes do Android, pode ganhar em breve funcionalidades de monitoramento de sono. O pessoal do 9to5Google investigou o instalador APK do programa presente na Play Store e descobriu códigos indicando a adoção de novos recursos para a ferramenta.

Segundo explica o site, o aplicativo ganhou uma divisão chamada "Hora de Dormir", que é similar ao modo "Descanso" presente na plataforma atualmente. Quando ativada, a função desabilita certos recursos do celular e muda a iluminação da tela para tornar o uso do smartphone menos interessante antes de o usuário pegar no sono.

Fonte:  9to5Google 

Além disso, os códigos encontrados indicam que o Bem-Estar Digital contará com suporte para coleta de dados do smartphone e possivelmente outros gadgets, como pulseiras inteligentes. Assim, o usuário pode fornecer as informações para o app e receber detalhes aprofundados sobre seus hábitos de sono.

Coleta de dados

Segundo as informações presentes no arquivo de APK, o aplicativo acessará sensores de movimento e detecção de luz do aparelho, e os dados coletados serão compartilhados. O texto não deixa claro quem receberá os detalhes, mas possivelmente será a Google ou a fabricante do celular.

Fonte:  9to5Google 

Para quem aceitar os termos de compartilhamento de dados, o aplicativo promete entregar uma leitura aprofundada sobre o sono. Segundo os códigos encontrados no instalador, a plataforma exibirá marcadores como quanto tempo o usuário permaneceu deitado e as janelas de uso do smartphone durante a noite, além dos aplicativos que foram abertos.

Anotações noturnas

Além de encontrar ferramentas de monitoramento de sono nos códigos do Bem-Estar Digital, o 9to5Google também viu menções para outro recurso que deve chegar ao app: suporte para anotações noturnas. A função pode ser útil para quem tem ideias durante a noite ou quer anotar sonhos, por exemplo.

De acordo com os detalhes presentes no app, a opção de realizar anotações durante a noite aparecerá quando o modo "Hora de Dormir" estiver em uso. O dono do celular poderá fazer notas rápidas e o aplicativo exibirá o arquivo com os textos na manhã seguinte.

Até agora, a Google não comentou oficialmente sobre a adoção das novidades. Porém, como todas as informações foram encontradas no código do aplicativo Bem-Estar Digital presente na Play Store, possivelmente as ferramentas serão adotadas na plataforma futuramente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.