Clássico 'Paciência' da Microsoft completa 30 anos de vida

1 min de leitura
Imagem de: Clássico 'Paciência' da Microsoft completa 30 anos de vida

O clássico jogo "Paciência" do Windows completa 30 anos de vida nesta sexta-feira (22). O programa, que virou uma marca registrada do sistema e alternativa de passar o tempo por quem está em casa ou no trabalho, teve o aniversário celebrado em uma postagem no blog oficial do Xbox.

A primeira versão foi apresentada em 1990, como parte do Windows 3.0. O programador responsável foi Wes Cherry, na épóca ainda um estagiário na Microsoft. Além da função de divertir, o título foi uma forma de popularizar alguns recursos do mouse entre o público, como o comando de arrastar e soltar itens na tela. Além disso, apesar de simples, ele era uma boa forma de checar o desempenho das máquinas do período, que rodavam a partir do processador 80286, da Intel.

Os produtos comemorativos do aniversário.Os produtos comemorativos do aniversário.Fonte:  Xbox 

Atualmente lançado sob o nome de Microsoft Solitaire Collection, o jogo ainda tem 35 milhões de jogadores mensais ativos, espalhados por 200 países. Ao todo, as diferentes versões de "Paciência" fazem dele um dos passatempos online mais populares do planeta, com mais de 100 milhões de rodadas sendo jogadas diariamente. A empresa quer celebrar o trigésimo aniversário com um recorde de maior número de jogos realizados em um único dia e até lançou uma loja temática com uma camiseta e uma caneca.

Segundo a empresa, o Brasil é o terceiro país que mais joga o "Paciência" oficial da Microsoft no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. Além do PC, hoje o título está disponível de graça também para dispositivos móveis Android e iOS.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.