Como descobrir quais apps estão deixando seu Android lento

1 min de leitura
Imagem de: Como descobrir quais apps estão deixando seu Android lento
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/andr%C3%B3ide-linux-marshmallow-994910/

Se você tem percebido que o seu smartphone Android está ficando lento e já não consegue rodar muitos apps ao mesmo tempo, a razão pode ser a memória RAM que está sendo consumida em excesso por um determinado aplicativo. Nesse caso, há uma maneira de verificar a quantidade de RAM consumida por cada app. Pode ser que seja um app é usado por você ou um serviço desnecessário, atribuído a um software que você instalou.

Os celulares Android atuais esbanjam memória RAM. Mesmo assim, se seu aparelho ficar lento momentaneamente, você pode checar se há algum app com mau funcionamento e, consequentemente, consumindo RAM acima do normal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ativando as "Opções de desenvolvedor"

Para poder acessar o gerenciamento de RAM no seu celular, a primeira coisa que você deve fazer é habilitar as “Opções de desenvolvedor”. Esse procedimento é bem simples, como pode ser conferido no vídeo abaixo.

Identificando a RAM consumida por cada app ou serviço

Agora que as “Opções de desenvolvedor” foram habilitadas, basta seguir esses passos a seguir, para acessar o gerenciamento avançado de RAM em seu smartphone Android.

Imagem: ReproduçãoImagem: ReproduçãoFonte:  Reprodução 

  • Abra as configurações do sistema e toque nas “Opções de desenvolvedor”, no final da lista.
  • Na próxima tela, toque em “Memória”.

Imagem: ReproduçãoImagem: ReproduçãoFonte:  Reprodução 

  • É possível verificar o uso médio de RAM no dispositivo. Se esse consumo for muito alto (acima de 90%), isso pode indicar que talvez você precise de um celular com mais memória. Toque em “Utilização da memória”.
  • Na próxima tela, já é possível conferir quanto de memória RAM está sendo consumida por cada app ou serviço. Você pode escolher o tempo de monitoramento e a forma como os dados são organizados (nos três pontinhos).

Se você tocar em um app específico, são mostrados alguns detalhes sobre o uso da RAM, como uso máximo e médio. Você pode explorar esse recurso para identificar apps que podem, eventualmente, deixar o seu dispositivo lento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.