Google Chrome ganha 'legenda em tempo real' para vídeos e músicas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome ganha 'legenda em tempo real' para vídeos e músicas
Imagem: Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

O navegador Google Chrome recebeu uma nova função de legenda em tempo real para vídeos em computadores Windows, macOS, Linux e Chrome OS. Como descoberto pelo site Techdows, o recurso 'Live Captions' pode ser acessado na versão mais recente do Chrome Canary (84.0.4136.2), voltado para desenvolvedores.

Inicialmente, o Google introduziu a função em smartphones Androidda linha Pixel. O recurso permite visualizar a legenda em tempo real do conteúdo que está sendo exibido, mas principalmente escutado. Assim, ele pode ser usado em vídeos ou músicas/áudios.

Basicamente, ele detecta a fala da mídia que está sendo reproduzida no próprio navegador. Para isto, no Chrome será necessário acessar as configurações de acessibilidade para habilitar as legendas ao vivo.

Segundo o Techdows, basta acessar a página 'chrome://flags', encontrar e habilitar a função 'Live Captions' e depois reiniciar o Chrome Canary na versão descrita. Vale notar que esta página contém recursos experimentais que podem "perder dados do navegador ou comprometer sua segurança ou privacidade."

Recurso Live Captions vem sendo testado de forma experimental.Recurso Live Captions vem sendo testado de forma experimental.Fonte:  Techdows/Reprodução 

Na imagem divulgada pelo site, é possível notar que o Chrome exibe uma caixa preta flutuante que vai exibindo as legendas conforma o conteúdo é reproduzido. No Android, o sistema é bem parecido e permite ter sua posição e tamanho ajustados, mas atualmente só funciona no idioma inglês.

O recurso, disponível apenas na versão para desenvolvedores do Chrome, ainda não possui uma data específica para ser disponibilizado para o público final. Por causa de possíveis bugs e instabilidade, é recomendável que usuários que não sejam desenvolvedores não usem o Chrome Canary.

Google Chrome ganha 'legenda em tempo real' para vídeos e músicas