Câmeras térmicas são eficazes em detectar portadores de covid-19?

1 min de leitura
Imagem de: Câmeras térmicas são eficazes em detectar portadores de covid-19?
Imagem: BBC

Câmeras térmicas podem se tornar um fator determinante na prevenção de contaminações caso sua eficácia para detectar portadores do Coronavírus seja comprovada. Segundo uma reportagem da BBC, esta tecnologia está sendo atualmente testada em funcionários do Aeroporto de Bournemouth, na Inglaterra. Caso algum cidadão seja detectado pelas câmeras com indícios de febre, um alarme é acionado para notificar a equipe de segurança do local.

As câmeras são conectadas a um computador que exibe a temperatura corporal das pessoas capturadas pela lente. Com isso, é possível identificar pessoas que estão com febre, um dos principais sintomas da covid-19. Além de outros aeroportos do país, outros locais também estão interessados em adotar a tecnologia, como restaurantes, hospitais e até empresas de construção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tom Burridge, jornalista da BBC, testando as câmeras térmicas do Aeroporto de BournemouthTom Burridge, jornalista da BBC, testando as câmeras térmicas do Aeroporto de BournemouthFonte:  BBC/Reprodução 

No entanto, existem complicações que limitam a capacidade das câmeras térmicas. Sam Clifford, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, lembra que pessoas com covid-19 podem apresentar diferentes sintomas (que não necessariamente incluem febre) ou são assintomáticas.

O pesquisador aponta que a adoção de câmeras térmicas pode ser uma boa alternativa para combater contaminações em espaços públicos, mas ele destaca que apenas uma parcela dos portadores será detectada: aqueles que apresentarem temperaturas corporais elevadas. Além disso, algumas pessoas podem estar com febre e não possuir o vírus.

Apesar destas imprecisões, o Diretor Geral do Aeroporto de Bournemouth, Steve Gill, afirma que esta ferramenta é muito útil e pode ajudar a compreender os próximos passos a serem tomados em relação a esta pandemia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.