Como transformar o celular em uma webcam?

4 min de leitura
Imagem de: Como transformar o celular em uma webcam?

Ter uma webcam não é algo essencial para todos, mas pode ser incrivelmente útil em reuniões à distância com amigos ou de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A grande maioria dos notebooks possui webcam integrada, enquanto os desktops precisam do acessório externo. E isso levanta questões sobre como a qualidade das câmeras integradas não é das melhores e sobre o preço das boas webcams.

Mas, independentemente disso, é possível usar o celular como webcam e ter uma solução que já está nas suas mãos. Normalmente, é preciso usar algum aplicativo para fazer essa conexão entre os dois dispositivos.

Parte destes aplicativos está disponível tanto no Android quanto no iOS, e são compatíveis, em sua maioria, com Windows e Mac – alguns incluem o Linux. Neste tutorial, nós vamos focar nos aplicativos EpocCam e iVCam.

Aprenda a usar o celular como o webcam

É preciso saber alguns itens básicos sobre usar o celular como webcam:

  1. não é necessário criar nenhuma conta em nenhum serviço

  2. será necessário baixar e instalar um programa e/ou driver no computador

  3. será necessário baixar e instalar um aplicativo no celular

  4. tanto o computador quanto o celular precisam estar conectados na mesma rede

  5. a conexão pelo celular é feita via Wireless, mas também pode ser via USB

  6. as versões gratuitas dos aplicativos exibem anúncios e marcas d'água

Usando o EpocCam

Se você usar o EpocCam, precisará baixar os drivers necessários no seu computador e o aplicativo na App Store ou Google Play. Depois de instalar os itens nos dois dispositivos, basta que eles estejam conectados na mesma rede e abrir o aplicativo do EpocCam no celular para que a câmera dele passe a ser utilizada.

Instalação do EpocCam em computadores é simplificada e não possui muitos passos.Fonte:  Wellington Arruda/Reprodução 

O EpocCam funciona sem fios pela rede Wireless e o tempo de conexão é bem rápido. Se você preferir, também pode fazer a conexão via cabo USB, embora este recurso esteja disponível apenas para dispositivos iOS. No Windows, inclusive, é necessário ter o iTunes instalado.

Para funcionar, ele requer o iOS 13.3 ou posterior; Android 4.0 ou posterior; Windows 7 ou posterior; macOS 10.11 ou posterior. Tudo isso além dos drivers, é claro. Na versão gratuita, o vídeo é transmitido na resolução 640 x 480 pixels com 30fps. Já a versão paga sobre a resolução para Full HD (1920 x 1080p) e permite usar o microfone, usar a câmera com HDR e mais.

Usando o iVCam

No iVCam as coisas também não são muito diferentes: é preciso baixar o programa para Windows e o aplicativo na App Store ou Google Play. Em seguida, ao abrir o programa no computador e o aplicativo no celular, o iVCam identifica ambos no mesmo ambiente e faz a conexão via Wireless.

O legal desse aplicativo é que ele permite alguns ajustes manuais e têm interface simples tanto no Windows quanto no aplicativo de celular. Ele permite capturar uma foto ou gravar um vídeo, alternar entre as câmeras traseira e frontal, o que pode ser bem útil para equilibrar a qualidade nas chamadas e reuniões por vídeo.

Outro item importante no iVCam é que ele permite controlar manualmente a exposição e o ISO, além de alternar entre o balanço de branco, foco e exposição automáticos.

Aplicativo iVCam permite ajustar qualidade da imagem que será transmitida.Fonte:  Wellington Arruda/Reprodução 

Também é possível usar o iVCam via cabo USB. Se você usa o iPhone, precisará ter o iTunes instalado para que o software seja reconhecido. Em dispositivos Android, ele precisa de duas coisas: que o seu celular seja reconhecido e que o modo de 'Depuração USB' esteja ligado.

Se o seu celular não estiver sendo reconhecido via USB, procure no site da fabricante pelos drivers para Windows. Depois disso, será preciso habilitar o modo Depuração USB nas 'Opções do desenvolvedor' nos ajustes do Android. Para isto, basta:

  1. ir em Ajustes > Sobre o dispositivo

  2. tocar sete vezes no número da versão do seu celular e esperar o aviso

  3. abrir as Opções do desenvolvedor, rolar a página e ativar a Depuração USB

Após o processo, é só conectar o celular via USB e abrir o programa no computador para usá-lo como a sua webcam.

A versão completa do iVCam custa R$ 37,90. Na versão gratuita, o vídeo é transmitido na resolução 640 x 480p com 25fps, enquanto que a paga conta com as resoluções 720p, 1080p e 4K. O app ainda oferece um curto período de testes da versão completa.

Usando no Zoom ou Skype

Em aplicativos e serviços de chamadas e reuniões por vídeo como o Zoom, Skype e outros, pode ser necessário selecionar manualmente o aplicativo que você escolheu para transformar o celular em webcam.

Este passo, se necessário, não é complicado. Basta ir em nos ajustes de áudio e vídeo (no Zoom, Skype ou outro), e selecionar o app que está sendo em uso tanto na câmera quanto no microfone.

Ajustes de áudio e vídeo no Skype mostram como selecionar o app iVCam para webcam.Fonte:  Wellington Arruda/Reprodução 

Existem, também, outras alternativas que funcionam de maneira semelhante. É o caso do do DroidCam, que também requer a instalação de um programa no computador e do aplicativo disponível na Google Play.

Outras alternativas, como o IP Webcam, servem mais como uma espécie de câmera sem fio do que como uma webcam, propriamente dita. O propósito ainda pode ser este, embora este aplicativo se posicione como uma solução de segurança. Ele está disponível na App Store e Google Play.

E aqui vai uma dica que pode ajudar, também: se o seu smartphone não estiver sendo reconhecido via USB mesmo após ativar a Depuração USB, tente baixar e instalar os drivers ADB.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.