App do auxílio emergencial 'Caixa Tem' não está funcionando

1 min de leitura
Imagem de: App do auxílio emergencial 'Caixa Tem' não está funcionando
Imagem: Seu Crédito Digital

O aplicativo Caixa Tem, voltado para aqueles que receberam uma poupança digital da Caixa, não está funcionando corretamente. Como reporta o Tecnoblog, isso acontece tanto no Android quanto no iOS. Enquanto aqueles que utilizam o primeiro sistema operacional não conseguem passar da página inicial, usuários de iPhones sequer receberam a atualização.

A situação é menos crítica no Android, considerando que o app permite fazer login. Para tanto, basta informar e-mail, endereço, telefone e CPF e vincular o Caixa Tem ao celular. Contudo, na maioria das vezes a ferramenta simplesmente não carrega. Nesses casos, o usuário se depara com a mensagem “Não é possível acessar esse site: login.caixa.gov.br demorou muito para responder”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já os usuários de iPhone, ao tentarem fazer login no app, recebem o aviso “Desculpe, a nova versão do Caixa Tem estará com acesso exclusivo aos beneficiários do Auxílio Emergencial com Poupança Digital, aguarde a liberação”. Contudo, segundo a análise do Tecnoblog, esta nova versão não está disponível para download na loja da Apple.

a  Tecnoblog/Reprodução 

Com isso, apesar de o governo já ter antecipado a segunda parcela do benefício para quinta-feira (23), muitos ainda não tiveram acesso à primeira. As queixas sobre o aplicativo foram tão numerosas que a hashtag #CaixaTemNada ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O Caixa Tem é voltado para quem não tinha uma conta bancária cadastrada para receber o auxílio. Para essas pessoas, o governo criou a Poupança Social Digital, uma conta digital completamente gratuita. Neste grupo, vale dizer, também estão incluídas pessoas com Cadastro Único que tiveram o auxílio de R$600 aprovado automaticamente, mas não eram bancarizadas.

Diante dessa situação, muitos usuários recorreram ao uso de VPNs gratuitas para que a página carregue. Esse procedimento não é recomendado, já que os dados do app bancário trafegarão em um servidor de terceiro que pode não ser confiável. Aliás, não é de hoje que vemos riscos de seguranças envolvendo VPNs gratuitas.

De acordo com um relatório do site Downdetector, que analisa falhas em uma série de serviços, os servidores da Caixa estão instáveis desde 6 de abril. O Tecnoblog tentou fazer login no app Caixa Tem desde segunda-feira (20) em horários distintos, mas também não obteve sucesso em nenhuma das tentativas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.