Novo Firefox para Android traz abas sincronizadas entre aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: Novo Firefox para Android traz abas sincronizadas entre aparelhos
Imagem: Mozilla

A Mozilla começou nesta terça-feira (14) a liberar uma nova atualização para a versão Beta do navegador Firefox para Android. A novidade já está disponível para algumas regiões sob o número 75.0.0-beta.4 — ou seja, se você tiver o aplicativo disponível, já pode conferir as novidades.

A nova versão do Firefox Beta na plataforma da Google traz uma engine mais rápida e totalmente redesenhada, que acelera o carregamento de páginas e conteúdos sem aumentar tanto o consumo no aparelho. Além disso, ele tem controles de privacidade mais específicos e traz o recurso de abas sincronizadas com outros dispositivos, caso você esteja logado com a sua conta. Esses recursos antes faziam parte apenas do Firefox Preview, uma etapa anterior de testes do navegador. A migração começou no fim de janeiro deste ano e a expectativa é que isso saia do Beta para o app tradicional a partir do final de maio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa atualização, entretanto, veio como alguns cortes: como a versão ainda envolve um período de testes, certos recursos estão ausentes. A única extensão disponível, por exemplo, é a uBlock Origin — as demais devem ser liberadas somente em uma próxima modificação do Beta.

Excesso ou cuidado?

Como notou o site Android Police, a Mozilla tem em mãos um problema de organização no Android: oficialmente, ela tem ao menos quatro etapas de navegadores diferentes disponíveis na Google Play, todos com um funcionamento similar, mas em níveis diferentes e progressivos de estabilidade.

Além do Firefox tradicional e da versão Beta, há ainda o Firefox Preview (também chamado de Fenix, uma espécie de piloto para desenvolvedores e fãs mais impacientes e experientes) e o Firefox Nightly (um canal de desenvolvimento para versões com compilações experimentais da Mozilla). Isso sem contar a variação Firefox Focus, totalmente voltada para uma navegação privada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.