Sinesp Cidadão: app agora permite reportar vandalismo e procurados
Ferramenta já permitia reportar carros roubados, desaparecidos e problemas na vizinhança

14/04/2020, às 13:30

Fonte: App Store/Reprodução
Imagem de Sinesp Cidadão: app agora permite reportar vandalismo e procurados no tecmundo
O aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Cidadania, ganhou uma nova atualização nas versões para Android e iOS nesta terça-feira (14) que adiciona vários recursos. Além disso, algumas funcionalidades já existentes foram ampliadas, permitindo realizar uma série de serviços pelo celular.
Uma das novidades disponibilizadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) na atualização é o módulo “Participação Cidadã”. Por meio dele, é possível denunciar pichações, problemas com a iluminação pública e descarte irregular de lixo, entre outras situações, com o compartilhamento de imagens.
Já no módulo “Procurados”, o usuário tem acesso à lista com informações sobre os criminosos mais procurados do país, divulgada pelo Ministério da Justiça, visualizando nomes, fotos e outros detalhes. Por meio do app o usuário pode, inclusive, ligar para o 190, caso identifique algum suspeito.
O app é gratuito e precisa de cadastro para ser usado.
Entre as funções ampliadas, destaque para a possibilidade de enviar alerta de carro roubado ou furtado à polícia, antes mesmo da geração do boletim de ocorrência. Com isso, o usuário agiliza o processo enquanto efetua o registro do caso. A atualização também traz o recurso de incluir fotos de pessoas desaparecidas.
Cadastro
Para usar o app Sinesp Cidadão é necessário, depois de baixar a versão atualizada na loja do seu sistema operacional, fazer login usando a senha cadastrada no portal Gov.br, que reúne todos os serviços online de órgãos e programas federais. Quem ainda não possui conta no portal pode se cadastrar gratuitamente, informando o número do CPF.
Vale lembrar que os recursos do módulo “Participação Cidadã” estarão disponíveis em apenas cinco cidades nesta primeira fase de implantação do projeto: Paulista (PE), Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR), Cariacica (ES) e Goiânia (GO).
Elas fazem parte do projeto “Em Frente, Brasil”, do Ministério da Justiça, cujo objetivo é reduzir os indicadores de criminalidade em algumas cidades. A ideia é disponibilizar a função em todo o país até o final do ano.

Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.