Google lança teclado braile gratuito integrado ao Android

1 min de leitura
Imagem de: Google lança teclado braile gratuito integrado ao Android
Imagem: SlashGear/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google lançou um teclado braile para o TalkBack, app leitor de tela, de modo gratuito para usuários cegos do Android 5 e mais recentes. A interface do recurso promete imitar o sistema padrão do formato, contudo, a partir de botões numéricos de 1 a 6, distribuídos nas laterais do painel do celular ou tablet.  Para ativá-lo, será preciso ir até à área de acessibilidade do aparelho móvel, disponível dentro do menu principal.

Depois, bastará seguir este caminho:  TalkBack> Configurações> Teclado Braile>Toque para configurar> Configurações e Teclado Braile do TalkBack. O funcionamento inicial do recurso pode ser testado, ao abrir um app em que é necessário digitar, como Gmail ou Google Keep (não é compatível com o Documentos ou Mensagens).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novo teclado braile deve ser usado na horizontal em dispositivos Android.Fonte:  Pexels 

Para orientar usuários cegos, a Google também liberou um guia digital, dentro da lista de opções do teclado em braile. A ferramenta deve ser utilizada com o smartphone ou tablet posicionado na horizontal, enquanto a comunicação é gerada através da combinação dos números. Veja alguns exemplos:

  • Letra “A” – toque o botão “1”
  • Letra “B” – toque os botões “1” e “2”
  • Letra “C” – toque os botões “1” e “4”
  • Letra “D” – toque os botões “1”, “4” e “5”.

A companhia também incrementou os comandos do novo sistema com recursos de gestos, como: excluir letra (deslizar para a esquerda); deletar palavra (deslizar os dois dedos para a esquerda); adicionar espaço (deslizar para a direita); nova linha (deslizar os dois dedos para a direita) e enviar texto (deslizar os dois dedos para cima).

A lista com todas as opções também está incorporada ao próprio teclado braile. Demais informações sobre o assunto estão podem ser conferidas na seção de ajuda do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.