Como usar os recursos de câmera do Galaxy S20 no Galaxy S10 e Note 10

3 min de leitura
Imagem de: Como usar os recursos de câmera do Galaxy S20 no Galaxy S10 e Note 10
Imagem: TecMundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os smartphones da família Galaxy S20 são os novos carros-chefe da Samsung, mas o Galaxy S10 ainda está em alta no mercado. Para a alegria de quem investiu no modelo de 2019, a fabricante continua liberando atualizações importantes, e a mais recente leva recursos do novo top de linha da empresa para o seu antecessor.

No fim de março, a Samsung começou a liberar uma atualização de software que introduziu novos recursos na série Galaxy S20 para as séries Galaxy S10 e Galaxy Note10. A novidade faz parte da interface One UI 2.1.

Um dos grandes destaques fica por conta do Quick Share, a resposta da Samsung para o AirDrop da Apple. A tecnologia permite que os aparelhos da linha Galaxy troquem arquivos entre si com facilidade.

Quick Share Galaxy S10Quick Share no Galaxy S10 (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

Quem também brilha com o update é o app de câmera. Após atualizar o seu Galaxy S10 ou Note 10, basta acessar a câmera do smartphone e clicar em "Mais" para ver todas as novas opções disponíveis. Entre as novidades estão:

AR Zone

O recurso traz uma série de brincadeiras com realidade aumentada. Você pode gravar aqueles vídeos engraçados com uma máscara de emoji no rosto, colocar desenhos da Disney na mesa, entre outras coisas.

AR Zone Galaxy S10

 AR Zone no Galaxy S10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

O que não chegou aqui foi um recurso já conhecido de quem usa iPhone: medição. Na Samsung, o Quick Measure (Medição Rápida) permite fazer medições usando a câmera do aparelho, mas está disponível apenas em aparelhos como Galaxy S10 5G, Galaxy Note 10+ e Galaxy A80, que têm sensor ToF.

Tomada Única (Single Take)

Single Take Galaxy S10Single Take também está disponível no Galaxy S10 e Note 10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

O Single Take, ou Tomada Única, usa o sistema de câmeras e a inteligência artificial (IA) para capturar várias fotos e vídeos de uma só vez. A IA da Samsung salva imagens de até 10 segundos e depois recomenda as melhores para o usuário. A novidade é ótima para quem não quer perder muito tempo editando conteúdos simples para as redes sociais, por exemplo.

Vídeo Profissional

O Vídeo Profissional traz controles manuais para quem quer gravar clipes menos genéricos. Ele permite ajustar configurações como ISO, velocidade do obturador e nível de exposição. Também é possível alternar entre as câmeras frontal e traseira durante a gravação.

Vídeo profissional Galaxy S10Configuração manual de vídeo chega ao Galaxy S10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

Meus filtros

O Filtro Personalizado é parecido com aqueles famosos presets de apps de edição de imagem e permite criar seu próprio filtro, com cores e estilos prediletos, baseado nas suas fotos favoritas. Essas configurações ficam salvas para que você possa usar sempre que desejar ou para manter um padrão de cores no seu feed do Instagram, por exemplo.

Para utilizar esse recurso, toque no ícone "Filtro" (parece uma varinha mágica) no canto superior direito da tela no app de câmera posicionado na opção "Foto". Em seguida, toque em "Meus filtros" e em "Criar filtro ou Adicionar filtro" para abrir a Galeria. Em seguida, toque em "Imagens ou Álbuns" para encontrar a foto com o filtro desejado.

Filtros personalizadosFiltros personalizados no Galaxy S10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

Time-lapse noturno

A atualização aprimorou o Modo Noturno e, de quebra, trouxe o time-lapse noturno para Galaxy S10 e Note10. O recurso é indicado para fazer imagens em ambientes com baixa luminosidade, como deixar o celular em um apoio e filmar os carros passando em uma avenida durante a noite.

Galaxy S10 câmera Galaxy S20App de câmera com One UI 2.1 no Galaxy S10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

Vídeo selfie de qualidade

Agora também é possível gravar vídeos em FHD/4K a 60 fps com a câmera frontal.

Vídeo selfie 4k 60fpsVídeo selfie em 4K a 60 fps no Galaxy S10. (Fonte: Joyce Macedo/TecMundo)

*Certifique-se de que o seu smartphone está rodando a última versão liberada pela Samsung (G975FXXU4CTC9 / G975FOWO4CTC5 / G975FXXU4CTC5). Lembrando que a data de lançamento e a lista de recursos da atualização podem variar de acordo com o mercado, a operadora e o modelo.

Matéria em vídeo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.