Google Hangouts: passo a passo para se conectar com seus contatos

2 min de leitura
Imagem de: Google Hangouts: passo a passo para se conectar com seus contatos
Imagem: (Fonte: Alok Sharma/Pexels)

Em tempos de coronavírus, não se sentir sozinho é um desafio, mas ao mesmo tempo é essencial para garantir a saúde mental da população. E a tecnologia tem ajudado quem quer continuar em contato com a família e os amigos, afinal conversar por mensagem de texto é legal, mas às vezes só o olho no olho ajuda a matar a saudade.

Confira12 aplicativos para otimizar suas reuniões remotas

O Google Hangouts é um dos recursos que pode ser usado nessas horas, e é tão fácil de acessar que qualquer pessoa consegue realizar e participar de chamadas.

Google Hangouts no desktop

A ferramenta está disponível nas versões desktop, como extensão para o Chrome, ou app para Android e iOS. Para utilizá-la, é preciso fazer login com o email. Se utilizar Gmail, o programa sincroniza os dados com os demais serviços da Google, o que facilita a obtenção dos contatos.

Fazer ligações de áudio ou vídeo com o Google Hangouts é bem simples. No computador, basta acessar este link, fazer login e os contatos são exibidos. Na tela inicial já são oferecidas as opções de videochamada, chamada telefônica e mensagem.

A tela inicial é bastante intuitivaFonte:  (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

Para enviar mensagens ou fazer videochamadas, o serviço é gratuito. Para fazer chamada telefônica, no entanto, é preciso inserir um número de telefone e obter créditos no Google Voice.

Para fazer ligações via desktop, é preciso inserir seu númeroFonte: (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

Para fazer um chat em vídeo, basta clicar em "videochamada". O site abrirá uma nova janela e será preciso autorizar o uso da câmera e do microfone. Ao clicar em "adicionar pessoas", a ferramenta permitirá a inclusão de novos contatos à chamada. Se for a primeira vez que utilizam o serviço, os participantes precisarão aceitar o convite para ingressar no bate-papo.

A videochamada via desktop demanda autorização do uso de câmera e microfoneFonte:  (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

Google Hangouts no celular

Ao utilizar o aplicativo do Google Hangouts pelo celular, o procedimento é bastante similar. Na tela inicial do app estarão os chats mais recentes; ao clicar nos três pontinhos no canto superior esquerdo, o app oferece as informações do usuário e é possível inclusive alterar a conta que está sendo utilizada.

Menu da versão mobileFonte:  (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

Neste menu, o usuário pode alterar foto, nome e status, ativar ou suspender notificações, visualizar convites para chamadas e ver conversas arquivadas, além de acessar as configurações do app.

Para iniciar uma nova chamada de vídeo no app, basta clicar no "+" no canto inferior direito, onde estão as opções de nova conversa e nova videochamada. Os procedimentos são similares aos do desktop: ao clicar em "nova videochamada", são exibidos os contatos utilizados mais recentemente, e é possível pesquisar por email, nome ou número de telefone na barra no topo da tela.

Na versão mobile, não há como fazer chamada telefônica, a menos que o usuário crie uma videoconferência e opte por ocultar o vídeoFonte:  (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

É permitido selecionar até dez pessoas para a chamada de vídeo, mas é preciso ter os contatos adicionados ao celular ou à conta da Google. Para incluir até 100 pessoas em uma mesma chamada, o Google oferece uma versão paga, chamada Google Meets.

Depois de selecionar todas as pessoas para a chamada de vídeo, basta clicar no botão verde com o símbolo de câmera e aguardar os outros participantes atenderem.

Tela de videochamada do Google HangoutsFonte: (Fonte: Hangouts/Reprodução) 

Durante a chamada, é possível bloquear o áudio ou o vídeo, alterar a câmera que está sendo usada e convidar outras pessoas para participar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.