Android Auto e Apple CarPlay podem reduzir reações de motoristas

1 min de leitura
Imagem de: Android Auto e Apple CarPlay podem reduzir reações de motoristas
Imagem: Pixabay

Android Auto e o Apple CarPlay causam grandes distrações aos motoristas quando utilizados durante a direção, aumentando consideravelmente o tempo de reação deles em diversas situações. É o que revela um estudo feito pelo IAM RoadSmart, entidade ligada à segurança viária no Reino Unido.

Conforme a pesquisa, as soluções da Google e da Apple para abrir mapas, acessar a internet, ouvir músicas e utilizar outros recursos online dentro do carro podem atrasar o tempo de reação do condutor em até 57%, afetando significativamente as distâncias de frenagem e trazendo grandes riscos.

Este resultado mostra que se distrair tocando na tela dos sistemas de infotainment prejudica o tempo de reação mais do que o uso de álcool e de maconha, por exemplo, que aumentam a lentidão do motorista em 12% e 21%, respectivamente. Até mesmo usar o celular enquanto dirige é menos perigoso, segundo o estudo, pois deixa o motorista “apenas” 46% mais lento.

O álcool não afeta tanto o motorista quanto a tecnologia, conforme o estudo.O álcool não afeta tanto o motorista quanto a tecnologia, conforme o estudo.Fonte:  IAM RoadSmart/Divulgação 

Outro dado interessante revelado pela pesquisa (veja na tabela acima) é que usar estas ferramentas pelo comando de voz aumenta a lentidão do motorista em 30% no caso do Android Auto e em 36% no Apple CarPlay. Já o ato de digitar no smartphone enquanto dirige pode deixar a sua reação 30% mais lenta.

Resultados preocupantes

Segundo o IAM RoadSmart, os resultados da pesquisa são preocupantes, pois mostraram também que os motoristas subestimaram em até 5 segundos o tempo que pensavam passar sem ficar olhar para a frente enquanto interagiam com os recursos tecnológicos, o que pode aumentar os riscos de acidentes.

Para reduzir os perigos, a entidade recomenda mexer na tela apenas com o veículo parado, configurando o sistema antes de iniciar a viagem. Além disso, ela sugeriu às autoridades do trânsito que tomem medidas urgentes em relação à utilização destas ferramentas para minimizar a distração dos motoristas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.