Você está profissionalmente pronto para um futuro repleto de IA?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Você está profissionalmente pronto para um futuro repleto de IA?

Estamos em um caminho sem volta. O uso da Inteligência Artificial em diversos segmentos já é notável e irreversível em vários sentidos. Porém, essa não precisa ser uma notícia assustadora – seja você um membro da resistência contra uma “Skynet”, seja você um profissional que está com medo de perder o emprego para um “robô”. Na verdade, é perfeitamente possível surfar nessa onda e ainda sair por cima da crista.

De acordo com dados do instituto de pesquisa IDC, a receita mundial proveniente de áreas ligadas a Inteligência Artificial ultrapassará a marca de US$ 46 bilhões em 2020. Isso significa que estamos falando de um campo que está em grande expansão e que deve remunerar muito bem os profissionais ligados a essa área.

No passado, era natural associar as novas tecnologias com a subtração de empregos no mercado de trabalho. Hoje, porém, entende-se que especialidades, como a Inteligência Artificial, é capaz de criar novos postos trabalho em uma proporção maior do que os elimina. Porém, como as habilidades para se trabalhar com IA são específicas e mudam constantemente, é preciso estar preparado para essa nova demanda do mercado.

Microsoft(Divulgação/Microsoft)

Como estar profissionalmente preparado para o futuro

A chave para o sucesso profissional em um futuro em que a Inteligência Artificial é uma realidade não poderia ser outra: qualificação. É preciso estudar, especializar-se e buscar conhecimento para estar preparado para lidar com essa nova demanda do mercado.

Nesse sentido, há diversas alternativas. Neste artigo, queremos destacar a solução que a Microsoft preparou especialmente para aqueles que buscam um roteiro de aprendizagem estruturado e preparado para o futuro.

A AcademIA é a plataforma da Microsoft que tem por objetivo treinar desenvolvedores, estudantes e interessados na área de Tecnologia. Do nível básico ao avançado, esse roteiro permite aprender vários aspectos importantes de uso e implementação de soluções com Inteligência Artificial.

Microsoft(Divulgação/Microsoft)

O método é dividido em etapas e possui várias horas de aula disponíveis totalmente em português. Isso demonstra a preocupação da Microsoft em atender especificamente o público brasileiro, já que este é um mercado grande e que fornece profissionais para diversos países. O foco, obviamente, são os produtos e soluções da empresa, mas é possível obter conhecimento amplo a respeito da IA e sua relação com o mercado.

Alguns dos módulos disponíveis

Se você ficou interessado, recomendo fortemente que visite a página da AcademIA para conhecer todos os módulos e aulas disponíveis. Mas, se você ainda tem dúvidas, confira abaixo algumas opções de especialização que você vai encontrar por lá:

  • Introdução à tecnologia de IA para líderes de negócios – (1 h 31 min - 2 Módulos)
  • Definir uma estratégia de IA para gerar valor de negócios – (5 h 34 min - 7 Módulos)
  • Descubra maneiras de promover uma cultura pronta para IA em sua empresa – (3 h 22 min - 5 Módulos )
  • AI Business School para educação – (8 h 51 min - 11 Módulos)
  • AI Business School para o governo – (8 h 54 min - 11 Módulos)
  • AI Business School para serviços financeiros – (8 h 45 min - 12 Módulos)
  • AI Business School para manufatura – (8 h 41 min - 12 Módulos)
  • AI Business School para atendimento à saúde – (8 h 40 min- 12 Módulos)

Por que aprender sobre IA?

Se a possibilidade de maiores ganhos financeiros não atrai você, saiba que existem outros motivos para se interessar pela Inteligência Artificial. Com a chegada dessa tecnologia, não somente os postos de trabalho relacionados a TI serão impactos, mas todos sentirão o efeito da atuação da IA – em maior ou menor grau.

Mais de 50% dos empregos de hoje exigem alguma habilidade relacionada a tecnologia e especialistas dizem que esse percentual aumentará para 77% em menos de uma década. Ou seja: aprender sobre alguma área da tecnologia – e a Inteligência Artificial é apenas uma delas – é uma ótima alternativa para se manter atualizado no mercado de trabalho.

Se esse é o seu objetivo e sua intenção, recomendamos que visite a AcademIA da Microsoft para conhecer as opções de curso disponíveis. Esse é um ótimo ponto de partida e também uma ótima solução para você que já tem noções básicas sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.