Como resolver bug no Windows 10 que impede instalação de drivers

1 min de leitura
Imagem de: Como resolver bug no Windows 10 que impede instalação de drivers

Ontem, a Microsoft revelou que há um gravíssimo problema dentro de um recurso do Windows 10 que está atrapalhando o funcionamento de novos drivers. Felizmente, já há uma solução para o problema.

Segundo a Microsoft, um recurso batizado de Memory Integrity (“Integridade da Memória”, em português) é o culpado por interromper a instalação de drivers na máquina. Mesmo quando a instgalação é finalizada, o computador pode não funcionar devidamente e ignorar totalmente a nova versão do driver.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Drivers são uma importante parte do computador — e mantê-los atualizados é fundamental. Eles garantem comunicação entre o hardware do dispositivo e o sistema operacional, exercendo um papel importante para o funcionamento do computador em qualquer tarefa: seja na GPU, nas placas de rede, bluetooth, conexões USB e muito mais. Sendo assim, interromper atualizações dessas ferramentas pode interferir — e muito — no desempenho ideal do computador, além de expor a máquina à vulnerabilidades a longo prazo.

O erro começa no surgimento de uma janela de aviso vinda do recurso do Windows 10: “Um driver não pode ser carregado neste dispositivo”, apontando alguma incompatibilidade com a máquina. Trata-se de um alerta falso, mas se for ignorado e a instalação for finalizada, o driver pode ser ignorado pelo sistema — podendo resultar em problemas de conexão, gráficos, em performance ou provocar instabilidade.

Passo a passo

Sem estabelecer os reais motivos para tal falha, a Microsoft prontamente disponibilizou um simples tutorial para desabilitar o Memory Integrity da máquina e prosseguir com as atualizações de drivers. Para isso, faça:

  • Acesse Iniciar > Configurações > Atualização & Segurança > Segurança do Windows > Segurança do Dispositivo;
(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)
  • Entre na seção Core Isolation Details;
(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)
  • desligue a Integridade da Memória;
  • Reinicie o computador.

Depois disso, já deve ser possível baixar, instalar e usufruir de novas atualizações de drivers sem maiores problemas. A desativação do recurso não deve afetar a usabilidade do computador diretamente, mas fique atento para mais notícias para poder reabilitá-lo em segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.