Cortana ficará mais simples e perderá destaque no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Cortana ficará mais simples e perderá destaque no Windows 10

Em versões futuras do Windows 10, a Cortana deve trazer mudanças significativas, segundo a Microsoft. Ela vai apresentar uma interface de usuário baseada em bate-papo com suporte para voz e teclado. O seu foco será realizar atividades associadas ao dia a dia, como definir lembretes, consultar a agenda e outras tarefas ligadas à produtividade.

Ao mesmo tempo, a assistente pessoal perderá alguns recursos, como integração com aplicativos de música e dispositivos conectados; ainda, aos poucos terá o seu acesso restrito a contas corporativas e escolares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cortana fora do Launcher Android

As novas mudanças na Cortana não devem impactar somente a sua versão para o Windows 10. De acordo com a empresa, a assistente pessoal também será removida do Microsoft Launcher, o app da companhia que customiza aparelhos Android para ter uma experiência de tela inicial bastante personalizável e com a aparência do falecido Windows Phone (ao menos em alguns aspectos). A remoção, embora inesperada, não deve impactar tanto os usuários desse aplicativo, já que a Cortana não era um de seus principais recursos.

De qualquer forma, muitos estão se perguntando qual é a real estratégia da Microsoft para a assistente pessoal e a inteligência artificial desenvolvida até agora. Sobre esse questionamento, Andrew Shuman, vice-presidente corporativo da Cortana, disse o seguinte em seu blog: “Estamos empolgados com o modo como essas atualizações da Cortana ajudarão você a se manter atualizado, economizar tempo e fazer o seu trabalho. À medida que continuamos inovando na Cortana … planejamos compartilhar outras melhorias nos próximos meses”.

É improvável que a Cortana esteja com seus dias contados. Embora não pareça estar avançando tanto quanto os outros assistentes pessoais – como Google Assistente, Siri e Alexa –, a Cortana é um produto sólido que ainda pode contribuir significativamente para o crescimento e o desenvolvimento da área de inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.