Conheça o novo Menu Iniciar do Windows 10; Live Tiles saem de cena

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o novo Menu Iniciar do Windows 10; Live Tiles saem de cena

A Microsoft está preparando mudanças para o Menu Iniciar do Windows 10 e vai tirar a ênfase dos ignorados Live Tiles, como mostrado em screenshots reveladas pela companhia. Recentemente, funcionários da empresa confirmaram que estão trabalhando em alterações de design para a interface inicial do sistema para trazer uma experiência mais limpa de uso, e uma das opções confirmadas é o poder de desativar os blocos dinâmicos.

A informação foi revelada em um podcast com funcionários da Microsoft. Os designers da companhia disseram que a gigante de Redmond está explorando novas possibilidades visuais para o Menu Iniciar e até exibiram a interface que sai das "cores caóticas para algo mais uniforme".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes e depois do Menu Iniciar. (Fonte: The Verge/Reprodução)

Com a mudança, o Menu Iniciar terá mais integração com os temas claro e escuro do sistema operacional. Além disso, os blocos contarão com ícones dos apps, seguirão um padrão de transparência e não terão cores diferentes. Os funcionários da Microsoft também confirmaram que será possível desativar por completo os Live Tiles, mas que a funcionalidade ainda existirá.

A queda dos Live Tiles

De acordo com Brandon LeBlanc, programador da Microsoft, os blocos dinâmicos não serão excluídos do sistema operacional e ainda poderão ser adotados  por quem gosta da funcionalidade. Porém, os Live Tiles deixarão de ser a mecânica central do Menu Iniciar.

Versão clara do novo Menu Iniciar. (Fonte: The Verge/Reprodução)

Presentes desde a chegada do sistema operacional, os Live Tiles são um recurso bastante ignorado tanto por usuários quanto por desenvolvedores, que não trazem suporte para função em diversos aplicativos. No ano passado, um documento vazado da Microsoft até disse que o recurso não possuía muitos adeptos e podia chegar ao fim em breve.

Apesar de a Microsoft já ter revelado um novo conceito de interface para o Windows 10, a companhia não deu uma data para as mudanças chegarem aos usuários. Vale lembrar que a empresa possui uma grande atualização de sistema para ser lançada em breve, mas é improvável que as alterações de design do Menu Iniciar já estejam prontas para serem liberadas em massa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.