Facebook 'reforma' Messenger do iOS para tornar app leve e veloz

1 min de leitura
Imagem de: Facebook 'reforma' Messenger do iOS para tornar app leve e veloz

O Facebook anunciou uma nova versão do Messenger para iOS que promete ser mais veloz e ocupar menos espaço no armazenamento dos dispositivos da Apple. A edição "reformada" do mensageiro já está sendo disponibilizada no sistema operacional da Maçã e, além de trazer novidades no visual, traz mudanças significativas nos "bastidores" do serviço.

Segundo explica a rede social em seu blog, a equipe de engenheiros do Messenger trabalhou durante o último ano e conseguiu fazer uma limpa no aplicativo, reduzindo 84% do código do app. A nova versão conta com 360 mil linhas de programação, enquanto, anteriormente, o número era de 1,7 milhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade promete garantir downloads menores, já que o app perdeu um quarto de seu tamanho original, além de atualizações que serão instaladas mais rápido. A quantidade reduzida de códigos também promete facilitar a vida dos desenvolvedores, que poderão fazer mudanças no aplicativo com mais agilidade.

Stories com aba própria

Na parte da interface, o mensageiro recebeu algumas modificações, como a saída da categoria Discover e mais foco para os Stories, que agora possuem uma aba própria, separada dos chats e dando mais ênfase para as publicações. Mesmo com as mudanças visuais, a principal diferença que será sentida pelos usuários é na velocidade de abrir o app, que agora é duas vezes mais rápido.

(Fonte: Facebook/Divulgação)

De acordo com o Facebook, as mudanças garantem uma experiência simplificada para os usuários e também deve melhorar a usabilidade do aplicativo em celulares mais fracos ou com internet mais lenta. Assim, o alcance do Messenger deve aumentar em países emergentes, que atualmente são dominados pelo WhatsApp.

A nova versão do Messenger já está sendo distribuída para usuários no iOS desde sexta-feira. Apesar do anúncio do Facebook ser focado no sistema da Apple, já é possível utilizar a nova interface do app no Android baixando a versão mais recente do mensageiro na Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.